Papa nomeia novo bispo para a diocese vacante de Limeira (SP)

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 20 de novembro, o novo bispo da diocese de Limeira – SP, dom José Roberto Fortes Palau, atualmente bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo-SP. A diocese estava vacante desde maio de 2019, quando o Pontífice aceitou a renúncia ao cargo de dom Vilson Dias de Oliveira. A decisão do Papa Francisco foi comunicada pela Nunciatura Apostólica no Brasil.

Histórico

Dom José Roberto Fortes Palau foi nomeado bispo auxiliar para a arquidiocese de São Paulo-SP pelo Papa Francisco, em 30 de abril de 2014, e ordenado no 21 de junho do mesmo ano, em São José dos Campos-SP. Desde então, atuava como Vigário Episcopal da Região Ipiranga na capital Paulista.

Nasceu em Jacareí-SP em 9 de abril de 1965. Foi ordenado sacerdote em 6 de fevereiro de 1993, sendo incardinado no clero da diocese de São José dos Campos-SP. É mestre em Teologia da Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade de Teologia Teresianum (Roma, 1994-1996) e doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2003-2007).

Ao longo de sua atuação como padre, foi reitor do seminário de Teologia da diocese de São José dos Campos (2000 a 2009); lecionou Teologia da Espiritualidade no Instituto Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (2000 a 2003); fez parte do Conselho de Presbíteros da diocese de São José dos Campos (1997 a 2013); participou, como membro, do Colégio de Consultores (2001 a 2014); foi Pároco da Paróquia São José, em São José dos Campos (1997 a 2000); coordenou a Pastoral Presbiteral da Diocese de São José dos Campos (1998 a 2001); atuou como Vigário Geral da Diocese de São José dos Campos (2005 a 2013); foi diretor da Escola Diaconal (2005 a 2011) e diretor e professor na Faculdade Católica de São José dos Campos (2008 a 2014); e foi Pároco na Paróquia Santo Agostinho (2010 a 2014).

Saudação da CNBB a Dom José Roberto Fortes Palau

Brasília-DF, 20 de novembro de 2019

Prezado Irmão Dom José Roberto Fortes Palau,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria por sua nomeação como bispo da diocese de Limeira-SP, vacante desde maio de 2019, e renova também o agradecimento ao Papa Francisco pelo zelo pastoral e envio de pastores à nossas comunidades.

Agradecemos o trabalho que o prezado irmão realizou desde a sua ordenação como bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo, nesses últimos cinco anos. Para celebrar sua nomeação, recorremos às palavras do Papa Francisco pronunciadas em sua homilia na Casa Santa Marta, em junho de 2019, na qual reflete parte da passagem do Evangelho de Matheus (Mt 10,7-13) sobre a missão dos apóstolos: “A vida cristã é para servir. É muito triste quando encontramos cristãos que, no início da sua conversão ou da sua consciência de serem cristãos, servem, estão abertos a servir, e depois acabam usando o povo de Deus. Isso faz tanto mal, tanto mal ao povo de Deus. A vocação é para servir, não para usar”.

Reiteramos as nossas orações, rogando a proteção da Mãe de Deus, N. S. das Dores, para que o seu pastoreio, em Limeira, seja pleno de bons frutos.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB