Papa envia mensagem ao cardeal João Braz de Aviz a respeito do Simpósio sobre bens eclesiásticos

A Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica promoveu, nos dias 8 e 9 de março, o Simpósio Internacional sobre “a administração dos bens eclesiásticos dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica a serviço da humanidade e da missão da Igreja”. O evento ocorreu na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma.

Para a ocasião, o papa Francisco enviou uma mensagem ao prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, cardeal João Braz de Aviz, na qual afirma que o tempo atual é caracterizado por mudanças e progressos significativos em muitas áreas, com importantes consequências para a vida dos homens. “No entanto, apesar da redução da pobreza, as conquistas têm ajudado, muitas vezes, a construir uma economia de exclusão e de iniquidade”, diz o papa no texto.

“Os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica podem e devem ser sujeitos protagonistas e ativos ao viver e ao dar testemunho de que o princípio de gratidão e a lógica do dom encontram seu lugar na atividade econômica”, explica. Segundo o papa, é preciso “vigiar atentamente a fim de que os bens dos Institutos sejam administrados com prudência e transparência para que sejam tutelados e preservados, conjugando a prioritária dimensão carismática-espiritual com a dimensão econômica”.

Francisco ressalta que os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica “são sempre voz profética e o testemunho vivaz da novidade que é Cristo”. Finaliza, animando-os a continuar seu trabalho dedicado aos pobres e todas as misérias, materiais, morais e espirituais como superação de qualquer egoísmo na lógica do Evangelho, que ensina a confiar na Providência de Deus”.