Os organismos do povo de Deus apresentaram ao episcopado brasileiro, na primeira sessão na manhã do dia de 18 abril da 56ª AG, os trabalhos que desenvolveram desde a última assembleia e as ações que estão planejadas para este ano.

A Marilza Lopes Schuína, presidente do Conselho Nacional de Leigos, falou sobre a Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus. Segundo ela, o documento da CNBB Cristãos Leigos, Sal da Terra e Luz do Mundo (105), n. 274, apresenta a proposta de retomada da regularidade da realização das Assembleias do Povo de Deus. A última ocorreu entre 13 a 15 de novembro de 2009. A próxima está programada para 22 a 25 de novembro de 2018.
A Aparecida Guadalupe, presidente da Conferência de Instituto Seculares (CNIS), informou que de 21 a 23 de abril, em São Paulo, aconteceu o I Encontro da Juventude Consagrada Secular, cujo tema foi “Questões e perguntas do Sínodo”. De 07 a 10 de setembro de 2017, em Salvador (BA) acontecerá a XXIII Assembleia Geral Ordinária Eletiva. Ela comunicou também que entre 16 e 19 de outubro de 2017, em Curitiba (PR), acontece a reunião ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC), com o tema: “Documento de Aparecida, numa perspectiva vocacional”.
O padre José Adelson da Silva Rodrigues anunciou o 17º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP) que se realiza em Aparecida (SP), de 26 de abril a 02 de maio de 2018. O tema do encontro será: ‘Presbítero: discípulo do Senhor e pastor do rebanho’ e o lema: “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães…” (At 20,28).
Consagrados(as): força na Igreja – A irmã Maria Inês Vieira Ribeiro falou pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). A religiosa disse que os consagrados (as) do Brasil representam uma força imensa na Igreja do Brasil e, mesmo nos grandes desafios e crises, estão respondendo à missão de norte a sul no país. Segundo ela, a grande preocupação, como CRB é animar a vida religiosa consagrada na fidelidade à sua identidade. Ela lembrou que está sendo preparado o I Encontro Nacional dos Religiosos Presbíteros, a ser realizado em setembro de 2018, em Belo Horizonte e também o II Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada, no mesmo local.

Ele informou que atualmente, no Brasil, existem 4.897 diáconos permanentes e 2.956 homens em formação nas Escolas Diaconais; existe o cadastro de 106 escolas. De 15 e 18 de maio, no Centro de Treinamento de Líderes, em Salvador (BA), acontecerá o Encontro Nacional com os Diretores das Escolas Diaconais. A Assembleia Geral eletiva será de 04 a 07 de abril de 2019, no Centro de Pastoral Dom Fernando, em Goiânia (GO). Ele informou ainda que o Conselho Permanente da CNBB aprovou a reformulação do Estatuto da CND, no dia 25 de outubro de 2017.