[NOTÍCIAS/Mundo] Papa considera como violência homicida ataques na França

“O Santo Padre exprime a sua mais firme condenação pelo horrível atentado que atingiu esta manhã a cidade de Paris com um alto número de vítimas, semeando a morte, consternando a inteira sociedade francesa, perturbando profundamente todas as pessoas amantes da paz, para além das fronteiras da França”, disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, ao apresentar o comunicado do papa Francisco.

Na quarta-feira, 7 de janeiro, três homens armados entraram na redação do jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris, França, resultando na morte de doze pessoas e outras quatro gravemente feridas. Entre os mortos estão dez jornalistas e dois agentes da polícia.

No comunicado, o papa exprimiu firme condenação aos atentados.

“Qualquer que possa ser a motivação, a violência homicida é abominável, jamais justificável, a vida e a dignidade de todos devem ser garantidas e protegidas com decisão, toda a instigação ao ódio deve ser recusada, o respeito do outro deve ser cultivado. O Papa exprime a sua proximidade, a sua solidariedade espiritual e o seu apoio para todos os que, de acordo com as suas responsabilidades, continuam comprometidos com a paz, a justiça e o direito, para curar completamente as causas do ódio, neste momento doloroso e dramático, em França e em todas as partes do mundo marcadas por tensões e violências”.

Ao final do texto, Francisco disse estar em oração pelas famílias dos profissionais mortos e feridos nos atentados.  “O papa exorta todo o mundo a opor-se com todos os meios à propagação do ódio e de todas as formas de violência, física e moral, que destrói a vida humana, viola a dignidade das pessoas, prejudica radicalmente o bem fundamental da coabitação pacífica entre as pessoas e os povos, apesar das diferenças de nacionalidade, religião e cultura”, comunicou padre Lombardi.

Fonte CNBB – Com informações do News.va.