[NOTÍCIAS/CNBB] Bispos debatem análise de conjuntura político-social

Consep_fev2015 350x137Na primeira reunião do ano, que teve início ontem, 3, o Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dá continuidade à preparação da 53ª Assembleia Geral, que será realizada de 15 a 24 de abril, em Aparecida (SP). Trata, ainda, de diferentes assuntos como a Campanha da Fraternidade 2017 e o Ano da Paz.  O membro da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Daniel Seidel, apresentou a análise de conjuntura político-social.

Em âmbito internacional, constam da análise o anúncio do embargo à Cuba pelos Estados Unidos, mediado pelo papa Francisco; as eleições na Grécia e seus efeitos sobre a crise da União Europeia; o ataque terrorista sofrido pela revista Charlie Hebdo; e o relatório da ONG britânica Oxfam, divulgado na véspera do Fórum Econômico Mundial, que mostra o crescimento da desigualdade no mundo. De acordo com a Oxfam, “se continuar o ritmo de crescimento da desigualdade, em 2016 o 1% mais rico da população do planeta terá ultrapassado a riqueza dos outros 99%”.

No que diz respeito à América Latina, foi destacada na análise de conjuntura a situação do Haiti. De acordo com o texto, cinco anos após o terremoto, “o quadro social em geral é complicado”. A análise mostra que cresce o número da população com AIDS. Além disso, 70% das pessoas estão desempregadas e vivem com menos de dois dólares por dia. O bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, lembrou que, em janeiro, participou de um encontro com o papa sobre a reconstrução do Haiti. O bispo disse que existe um trabalho “extraordinário em termos de reconstrução do país” e destacou o projeto de solidariedade entre os dois países, uma iniciativa da CNBB e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), que surgiu logo após a tragédia com o objetivo de despertar a consciência do povo e das autoridades haitianas sobre o contexto de extrema pobreza. “O trabalho que estamos fazendo junto com a CRB está no meio do povo”, ressaltou dom Leonardo.

Realidade brasileira

Com relação ao Brasil, a análise aborda a crise hídrica. “O sistema brasileiro de geração de energia a partir da água não se sustenta mais”, aponta. Conforme o texto, “a crise é grave e tem caráter prolongado, visto que as obras que se anunciam visam compartilhar os recursos hídricos existentes, mas nenhuma iniciativa de política pública enfrenta a raiz do problema que são o modelo de desenvolvimento depredador e a matriz energética a ele vinculada”.

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, manifestou preocupação com relação às populações mais carentes. Dom Damasceno relatou ter visto pessoas atravessando o Rio São Francisco a pé, na região que liga Petrolina e Juazeiro. “Algo que não acontecia”, acrescentou. Para o arcebispo, “é preciso buscar uma solução não só imediata, mas a médio e longo prazos”. O cardeal recordou que, em 2004, a Campanha da Fraternidade já havia abordado a questão da água, quando foram apontados desafios e soluções.

O arquivamento da Projeto de Emenda Constitucional 215 também está presente na análise de conjuntura. A PEC 2015 visa “definir como competência exclusiva do Congresso Nacional a homologação das demarcações das terras tradicionalmente ocupadas pelos indígenas”.

Outro ponto da análise refere-se à criação da Frente pelas Reformas Populares, que terá “o objetivo de concretizar uma ampla unidade para construir mobilizações que façam avançar a conquista de direitos sociais e bandeiras históricas da classe trabalhadora. Buscará também fazer a disputa de consciência e opinião na sociedade”. A Frente pelas Reformas Populares foi lançada em 22 de janeiro e compreende movimentos populares e entidades da sociedade civil”.

Após  exposição e debate, o texto da análise de conjuntura passará por uma revisão para, posteriormente, ser divulgado no site da CNBB.

A reunião do Consep termina hoje, dia 4.

Fonte CNBB