[NOTÍCIAS/ArqFor] Reunião entre Estado e Igreja

padre-Brendan200No dia 16 de março, próximo passado, o Governador do Ceará, Dr. Camilo Santana, se reuniu no Palácio da Abolição com os bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Nordeste 1 para abordar assuntos da convivência com o semiárido, especialmente a falta de água, e problemas relativos à educação, moradia, violência, segurança pública, saúde, o narcotráfico e a ausência de ensino religioso nas escolas públicas etc. O excelentíssimo senhor governador sugeriu um cronograma de reuniões trimestrais com o Arcebispo de Fortaleza e os bispos das dioceses de Crateús, Sobral, Quixadá, Iguatu, Tianguá, Limoeiro do Norte e Itapipoca, relativos à infraestrutura das suas regiões e ações relacionadas à seca. A próxima reunião está marcada para junho e terá a participação dos secretários do governo e dos assessores da CNBB.

“Nosso desejo aqui é governar para quem precisa, para o povo, e o papel da Igreja é muito importante para nos orientar nesse sentido” declarou o Governador do Ceará, que ainda apresentou o “Plano Estadual de Convivência com a Seca” aos representantes da CNBB. Encontraram presentes na reunião junto com o governador, a vice-governadora do Estado e o Secretário Élcio Batista, Chefe de Gabinete do Governador.

Representando as dioceses do Regional Nordeste 1 marcaram presença os seguintes bispos: Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques (Fortaleza), Dom José Haring (Limoeiro do Norte), Dom Antônio Roberto Cavuto (Itapipoca), Dom José Luiz Gomes Vasconcelos (Administrador Apostólico de Sobral), Dom Francisco Javier Hernandez Arnedo (Tianguá), Dom Ângelo Pignoli (Quixadá), Dom Ailton Menegussi (Crateús),  Dom Manuel Edmilson da Cruz (Bispo emérito de Limoeiro do Norte), Pe. Lázaro Augusto Luzno Nogueira (Administrador Diocesano) Iguatu, e Irmã Rosália Alencar Alves, Secretária Executiva da CNBB Regional Nordeste 1.

A reunião aconteceu num clima de cordialidade e respeito com cada bispo apresentando os problemas do povo da sua área diocesana por escrito. No final da reunião os bispos agradeceram ao governador pela audiência e externaram sua satisfação e esperança com seus pronunciamentos.

Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald,  Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1