
Os bispos das nove dioceses do Ceará participarão da Assembleia Geral onde serão atualizadas as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e revisadas as Orientações Pastorais. As diretrizes da CNBB nortearão os bispos na dinamização da missão evangelizadora, na vida eclesial e a responder mais eficazmente aos desafios contemporâneos.
As atuais Diretrizes Gerais contêm cinco urgências para a ação evangelizadora:
Igreja em Estado Permanente de Missão;
Igreja: Casa da Iniciação à Vida Cristã;
Igreja: Lugar de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral;
Igreja: Comunidade de Comunidades;
Igreja a Serviço da Vida Plena Para Todos.
O encontro anual do episcopado brasileiro reúne mais de 450 bispos, entre cardeais, arcebispos, bispos auxiliares e eméritos, além dos que fazem parte das igrejas de rito oriental. No total, serão 274 circunscrições eclesiásticas representadas. A Assembleia Geral é um momento de comunhão, de encontro, de alegria e de celebração da Igreja no Brasil.
Neste ano, além da atualização das diretrizes gerais da ação evangelizadora, os bispos terão a missão de eleger a nova presidência da entidade, composta pelo Presidente, Vice e Secretário geral; os Presidentes das doze Comissões Episcopais Pastorais; além de delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM) e para a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no vaticano.
Por CNBB Regional Nordeste I – Ceará