Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

[NOTÍCIA/Mundo] CELAM promove congresso de agentes da Pastoral Familiar

Começa hoje, segunda-feira, dia 4, o I Congresso Latino-Americano de Agentes da Pastoral Familiar (I Colpafa). O encontro acontece na Cidade do Panamá até o dia 9 de agosto e é promovido pelo Departamento de Família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). A temática escolhida é “Família e desenvolvimento social para a vida completa e comunhão missionária” e estará em sintonia com o Sínodo Extraordinário dos Bispos sobre a Família, que se realizará em outubro, no Vaticano.celam

 O Congresso tem como objetivo “promover a partir das ciências sociais, da teologia e da pastoral uma reflexão sobre a riqueza social da família”. O evento faz parte de três etapas de um projeto pastoral iniciado em 2013 com um pré-congresso regional de agentes da Pastoral Familiar. Em 2015, o pós-congresso reunirá novamente os agentes em âmbito regional.

Dentro da programação do evento, está a exposição do bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Carlos Petrini, sobre os “Desafios da Pastoral Familiar para a vida plena e a comunhão missionária”, que acontecerá na quarta-feira, dia 6.

Também fará uma exposição o presidente do Pontifício Conselho para a Família da Santa Sé, dom Vicenzo Paglia. Na quinta-feira, dia 7, o bispo abordará o tema “Horizontes da Pastoral Familiar para a vida pela e a comunhão missionária”.

A programação ainda conta com painel de especialistas sobre o matrimônio e a família; exposições sobre a família e seu vínculo com a educação, com a comunicação e a vida em relação às políticas públicas; além da análise sobre a economia e a nova evangelização para desenvolvimento de linhas de ação para cada contexto apresentado.

Está prevista a participação de bispos do Celam, delegados da Pastoral Familiar e da Pastoral Juvenil de países como Argentina, Brasil, Colômbia, México, Venezuela, Costa Rica, Honduras e República Dominicana.

Com informações da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e do Portal Um
Imagens: Divulgação/Celam

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais