A Arquidiocese de Fortaleza lamenta, com profundo pesar e consternação, o falecimento do Monsenhor Philip Fouad Louka, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 12 de maio de 2025, na cidade de Fortaleza. Ele exercia, com grande dedicação, a função de pároco da Paróquia Nossa Senhora do Líbano, localizada no bairro Meireles, na capital cearense.
Monsenhor Philip Fouad Louka nasceu na cidade do Cairo, Egito, em 27 de abril de 1949 onde iniciou sua vocação sacerdotal ainda jovem. Foi ordenado padre na Igreja Greco-Católica Melquita em 20 de junho de 1992 e, chegou ao Brasil para atender à crescente comunidade de imigrantes e descendentes libaneses. Atuando há décadas na Arquidiocese de Fortaleza, tornou-se referência por sua espiritualidade profunda, sabedoria pastoral, caridade incansável e pelo testemunho de fé que marcou a vida dos fiéis.
Ao longo de sua trajetória, Monsenhor Philip não apenas conduziu a Paróquia Nossa Senhora do Líbano com amor e zelo, como também promoveu ações sociais, culturais e ecumênicas em prol do diálogo entre as tradições orientais e a Igreja Católica de rito latino.
A Arquidiocese, em comunhão com toda a Igreja Melquita no Ceará, eleva preces a Deus para que acolha este servo fiel na eternidade, dando-lhe a recompensa prometida aos que consagram sua vida ao anúncio do Evangelho. Manifestamos também nossa solidariedade aos familiares, amigos, religiosos, paroquianos e a toda a comunidade maronita, pedindo que encontrem conforto na esperança da Ressurreição.
Velório e Sepultamento na Igreja do Líbano
12/05/2025 – Velório a partir das 15h
13/05/2025
• Missa de corpo presente – 15h
• Sepultamento – 16h
Local: Igreja do Líbano – Rua República do Líbano, 15, Meireles
Respostas de 5
Nosso Monsenhor querido! Quanta saudade nos deixa… quanta sabedoria compartilhada, quanto zelo pela Casa do Senhor!
Rezarei pela alma do Monsenhor Philip hoje. Deus lhe conceda a vida eterna!
Meus sentimentos aos familiares do Monsenhor Philip Fouad Loukae aos paroquianos da Paróquia Nossa Senhora do Líbano de Fortaleza. Encomendamos à Deus o acolhimento de sua alma nos prados eternos.
Tive a honra de conhecer e ter meu casamento celebrado pelo Monsenhor Philip. Que Deus o receba em seu reino. Você cumpriu sua missão. Sentiremos saudades.
Fahad e Carmem Otoch.
Sem dúvida, o Monsenhor Philip Foaud Louka, pra min, também, foi uma referência que guardarei na memória. A primeira vez que compareci às Celebrações do Santuário do Líbano foi em dezembro de 2023; ocasião em que se comemorava o nascimento de Cristo; e, por conta da especialidade do evento, tinha-se a apresentação de um belo coral, composto de qualificados músicos, que embelezavam ainda mais o brilhantismo da celebração natalina. A pronúncia da humilia, sob os encargos do Eminente Vigário ora falecido foi Inigualável, seja pela erudição, percuciência e elevação do palavra. Enfim, por tudo de bom que o foi, Bendito o seja na Mansão do Reino o acolhimento do Eminente e Inesquecível Vigário. Que Deus o tenha! Amém!