Brasão da Arquidiocese de Fortaleza

Nomeado o quarto bispo da diocese de Quixadá (CE)

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 10 de maio, o novo bispo da diocese de Quixadá (CE). O eleito é o padre Aurélio Pinto de Sousa, atualmente pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Viçosa do Ceará (CE). Ele pertence ao clero da diocese de Tianguá (CE). Padre Aurélio será o quarto bispo de Quixadá, que está vacante desde 15 de dezembro de 2021, sucedendo a dom Angelo Pignoli.  

A Presidência da CNBB enviou saudação ao novo bispo. 

Biografia e trajetória eclesial 

Padre Aurélio Pinto de Sousa nasceu no dia 12 de novembro de 1974, na cidade de Guaraciaba do Norte (CE). É o segundo filho do casal Antônio Pinto de Sousa e Maria das Graças de Sousa. Concluiu o ensino médio no Colégio municipal Dom Pedro I, em Guaraciaba do Norte, no ano de 1993. 

Em 1994, ingressou no Seminário São José, em Tianguá (CE), onde fez a etapa do Propedêutico. Entre os anos de 1995 e 1997, cursou Filosofia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará (ITEP), em Fortaleza, cuja licenciatura foi validada, posteriormente, na Universidade Estadual do Ceará (UECE).  

Entre os anos 1998 e 2000, cursou bacharelado em Teologia no Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, atualmente, Faculdade Jesuíta. Em seguida, de 2001 a 2003, realizou o curso do mestrado em Teologia na mesma instituição. Sua ordenação diaconal aconteceu no dia 19 de março de 2003 e a ordenação presbiteral se deu no dia 12 de julho de 2003, pelas mãos de dom Francisco Hernández Arnedo, então bispo de Tianguá. 

Em 2007, cursou especialização em Formação Presbiteral no Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG). Em 2009, iniciou doutorado em Teologia dogmático-sacramental no Pontifício Ateneo Santo Anselmo, em Roma.  

Entre suas atividades eclesiásticas, exerceu a função de Reitor do Seminário Dom Timóteo de Teologia, em Fortaleza, entre os anos de 2003 e 2008. E, em 2009, foi vigário paroquial na Catedral Senhora Sant´Ana, em Tianguá.  

Ao regressar para o Brasil após cursar doutorado, assumiu a função de administrador da Área Pastoral São Pedro (2014 a 2016); também foi pároco da paróquia São Pedro (2016 a 2022), em Tianguá. Desde o início deste ano é pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, na cidade de Viçosa do Ceará. Exerceu também as funções de membro do Conselho de Presbíteros, assistente eclesiástico para a Pastoral Litúrgica e representante do Clero. Desde o ano de 2003 é professor de Liturgia, Sacramentos e Mariologia na Faculdade Católica de Fortaleza. 

Saudação ao monsenhor Aurélio Pinto de Sousa 

Estimado monsenhor Aurélio Pinto de Sousa, 

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Quixadá, no Ceará. Nesta oportunidade, o acolhemos como futuro membro desta Conferência.  

Nosso contentamento soma-se ao de todo o povo de Deus na Igreja Particular de Quixadá, que rogou a Deus por um pastor que, “em espírito de sinodalidade”, a conduza na perspectiva da comunhão, da participação e da missão. 

Rogamos à Sagrada Família, a quem está confiada a proteção da Diocese de Quixadá, inspiração para seu ministério, tornando a comunidade eclesial, grande família de famílias, lugar de comunhão e cenáculos de oração, escola alargada do Evangelho. 

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler 
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros Silva 
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa 
Bispo de Garanhuns (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB 

Dom Ricardo Hoepers 
Bispo de Rio Grande (RS)
Secretário-geral da CNBB 

Fonte: CNBB

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais