Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Nomeado novo bispo para a diocese de Cametá (PA)

O Papa Francisco nomeou o padre Ivanildo Oliveira Almeida, do clero de Imperatriz (MA), como o novo bispo da diocese de Cametá (PA). A Igreja Particular, localizada no Norte oriental do Pará, estava vacante desde março de 2022, quando dom José Altevir da Silva foi nomeado bispo prelado de Tefé. Padre Ivanildo é atualmente diretor geral do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (Iesma) e será o terceiro bispo diocesano de Cametá. 

Biografia  

Padre Ivanildo Oliveira Almeida nasceu no dia 25 de março de 1972, em Arame (MA). Entrou no Seminário Maior Santo Antônio, em São Luís (MA), no ano de 1994. Concluiu a faculdade de Filosofia em 1997 e, em 2001, terminou a Teologia, ambas as formações no Iesma. A ordenação presbiteral foi no dia 22 de dezembro de 2001. Até 2008, atuou em paróquias da diocese de Imperatriz, quando foi cursar mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.  

Em 2011, foi nomeado reitor do Seminário Maior Bom Pastor, na diocese de Imperatriz. Em 2012, começou a lecionar Direito Canônico no Iesma. Em 2013, foi nomeado vigário judicial do Tribunal Regional Eclesiástico do Maranhão. Atualmente é diretor geral do Instituto no qual estudou e é professor.   

Saudação da CNBB ao Monsenhor Ivanildo Oliveira Almeida

Estimado Monsenhor Ivanildo Oliveira Almeida, 

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação para a Diocese de Cametá, no Pará, divulgada nesta quarta-feira, 12 de abril. Junto com a nossa acolhida como futuro membro desta Conferência, expressamos votos de um frutuoso ministério episcopal no território amazônico. 

Nesta caminhada que dá início à segunda década da história da diocese, possa ser seu pastoreio sinal de consolidação das forças evangelizadoras e da presença eclesial que anuncia e constrói o Reino de Deus, e promove vida plena.  

Em Cristo, 

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Mário Antonio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral

Fonte: CNBB

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais