No final de abril, a viagem apostólica de Francisco à Hungria

O Papa estará em Budapeste de 28 a 30 de abril deste ano. Além dos encontros com as autoridades e a Igreja local, estão programados dois momentos.

Alessandro De Carolis – Vatican News

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou, nesta segunda-feira (27/02), o programa da viagem que o Papa Francisco fará à Hungria, de 28 a 30 de abril próximo. Em 12 de setembro de dois anos atrás, o Santo Padre se deteve, na Hungria, por cerca de sete horas, tempo para presidir a missa de encerramento do Congresso Eucarístico Internacional e se encontrar com o episcopado local, com os representantes do Conselho Ecumênico de Igrejas e algumas comunidades judaicas, antes de ir para a Eslováquia, segunda etapa daquela viagem apostólica. Agora, o Papa volta à Hungria para abraçar todo o país e a sua comunidade eclesial.

O programa

A partida do voo papal de Fiumicino está marcada para as 8h10 da sexta-feira, 28 de abril, e cerca de duas horas depois Francisco pousará no aeroporto internacional de Budapeste. Às 11h, haverá o momento das boas-vindas oficiais na praça do Palácio “Sándor”, residência da presidente húngara, Katalin Éva Novák. A seguir, haverá os encontros protocolares com o chefe de Estado, o primeiro-ministro, Viktor Orban, e com as autoridades e representantes da sociedade civil e o corpo diplomático. O dia se concluirá com o encontro do Papa com o clero, os consagrados, religiosas e seminaristas na Catedral de Santo Estêvão, às 17h.

A manhã do segundo dia terá como fulcro dois momentos dentre os quais a visita privada do Papa às 8h45 às crianças cegas hospedadas no instituto “Beato László Batthyány-Strattmann” –  nome em homenagem ao oftalmologista húngaro beatificado em 2003 – e a seguir, o encontro com os pobres e refugiados na Igreja de Santa Isabel da Hungria. Haverá também dois encontros na parte da tarde: às 16h30, o encontro com os jovens no ginásio esportivo “László Papp Budapest Sports Arena”, e às 18h, na nunciatura, o encontro privado com os confrades da Companhia de Jesus. No domingo, 30 de abril, será o momento da Santa Missa, que Francisco presidirá às 9h30 na Praça Kossuth Lajos, que será concluída com a oração do Angelus. Depois, na parte da tarde, às 16h, o encontro com os representantes do mundo universitário e da cultura antes da partida para Roma. A decolagem está prevista para as 18h e a chegada ao aeroporto de Fiumicino às 19h55.

Fonte: Vatican News