[Mundo/NOTÍCIA] Capital angolana acolhe Encontro dos Bispos Lusófonos

Pela primeira vez, o Encontro dos Bispos Lusófonos realiza-se em Luanda, Angola. Desde o dia 21 de julho, bispos das conferências episcopais de países de língua portuguesa estão reunidos na capital do país africano. lusófonos_1

Estão presentes representantes de Guiné-Bissau, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Brasil e Portugal. Representam o episcopado brasileiro o arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis, e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral, dom Leonardo Steiner. Também participa o brasileiro dom Pedro Zili, que é bispo de Báfata, em Guiné Bissau.

O evento acontece a cada três anos e tem como objetivos proporcionar experiências de comunhão entre as Igrejas Lusófonas e estreitar a comunhão eclesial, formando uma linha pastoral única nos oito países que constituem Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Além da apresentação e reflexão sobre a realidade católica e social de cada país lusófono, os bispos têm a oportunidade de encontrar com autoridades angolanas e conviver com as comunidades locais.

O presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidiu a missa de abertura e o debate sobre “O papel da Igreja junto do mundo econômico”. No evento, foram tratados outros temas como “O papel transformador do Evangelho na sociedade – à luz da Exortação Apostólica Evangelli Gaudium” e “O papel da Igreja junto dos mais pobres e do mundo político”.

O Encontro dos Bispos Lusófonos prosseguirá até segunda-feira, 28 de julho.

(fonte: CNBB)