Brasão da Arquidiocese de Fortaleza

Meditação do Evangelho do Domingo da Ascensão do Senhor – (Jo 28,16-20)

Amados irmãos em Cristo ressuscitado!

O Senhor subiu aos céus aleluia!

Celebramos a subida do Senhor Jesus aos céus neste Domingo encerrando o ciclo pascal e nos preparando para recebermos o Espírito Santo com toda a força dos seus dons! A celebração da Ascensão de Jesus, por isso, é uma grandiosa profissão de fé que proclama o Senhorio de Jesus Cristo convidando os povos da terra, para que batam palmas e gritem aclamações de alegria a Deus

O Senhor com toda a autoridade que lhe fora dada pelo Pai esclarece a dúvida dos seus discípulos sobre quando aconteceria a manifestação do seu reinado e a restauração em Israel e os envia – assim como a nós também – para serem suas testemunhas em todos os lugares até os confins da terra.

Além de sermos essas testemunhas privilegiadas de Cristo no mundo, a experiência da fé não pode seqüestrar a nossa atenção das necessidades e realidades: “Não podemos ficar parados, olhando somente para o céu” mas, devemos lançar o nosso olhar para as demais situações que carecem da nossa tomada de atitude.

Neste domingo celebramos a páscoa de Jesus que se manifesta em dois momento muito significativos para a nossa fé: O 45ª Dia Mundial das Comunicações cujo tema escolhido pelo Papa para, a ser refletido neste Domingo, é “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”. Este tema “está centrado na pessoa humana, que é o núcleo de todos os processos comunicativos. Em uma época dominada em grande parte, e, às vezes condicionada, pelas novas tecnologias, o valor do testemunho pessoal continua sendo essencial”.

“Aproximar-se da verdade e assumir a tarefa do anúncio requer a garantia da autenticidade de vida por parte dos que trabalham nos meios de comunicação, especialmente dos jornalistas católicos; uma autenticidade de vida que não é menos necessária na era digital”. A nota afirma também que “a tecnologia, por si só, não pode modificar ou aumentar a credibilidade de um comunicador, nem pode mudar os valores de referência que guiam a comunicação”. Por isso, “a Verdade deve seguir sendo o ponto firme e invariável de referência dos novos meios e do mundo digital; estendendo as fronteiras da informação e do conhecimento, é possível fazer-se idealmente mais próximo.”

Também quanto à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o tema escolhido para este ano de 2011 é: “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações (cf. At 2,42).” Os responsáveis pela organização desta importante semana, no calendário anual das atividades ecumênicas, dizem que o enfoque da Semana de Oração para este ano de 2011 será, além de promover a unidade entre irmãos de fé, mostrar que a fé cristã possui centros comuns como, por exemplo, os Apóstolos, que foram responsáveis por compilar os ensinamentos de Jesus Cristo.

Com a autoridade de Cristo e o poder do espírito que nos será enviado como auxílio celeste somos enviados em missão, para também fazermos discípulos através do serviço, anúncio, diálogo e testemunho, introduzindo os irmãos na fé batismal (rejeitando o mal e aderindo ao bem pela fé) na força do amor trinitário além de transmitir tudo o que nos foi ordenado pelo Senhor: o amor mútuo entre nós como identidade discipular cristã no mundo!

Não estaremos sozinhos! O Senhor Jesus – rei da glória – sobe ao mais alto dos céus não para nos abandonar nem afastar-se de nossa humanidade, mas para nos preceder como mediador junto ao Pai e nos conduzir até a morada eterna. Ele mesmo nos garantiu que prepararia um lugar para nós na casa do Pai, que possui muitas moradas!

Em Jesus, o bom pastor e Maria, nossa Mãe!
Pe. Fernando Antonio Carvalho Costa

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais