Meditação do Evangelho do Domingo da Ascensão do Senhor - (Jo 28,16-20) - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Meditação do Evangelho do Domingo da Ascensão do Senhor – (Jo 28,16-20)

Amados irmãos em Cristo ressuscitado!

O Senhor subiu aos céus aleluia!

Celebramos a subida do Senhor Jesus aos céus neste Domingo encerrando o ciclo pascal e nos preparando para recebermos o Espírito Santo com toda a força dos seus dons! A celebração da Ascensão de Jesus, por isso, é uma grandiosa profissão de fé que proclama o Senhorio de Jesus Cristo convidando os povos da terra, para que batam palmas e gritem aclamações de alegria a Deus

O Senhor com toda a autoridade que lhe fora dada pelo Pai esclarece a dúvida dos seus discípulos sobre quando aconteceria a manifestação do seu reinado e a restauração em Israel e os envia – assim como a nós também – para serem suas testemunhas em todos os lugares até os confins da terra.

Além de sermos essas testemunhas privilegiadas de Cristo no mundo, a experiência da fé não pode seqüestrar a nossa atenção das necessidades e realidades: “Não podemos ficar parados, olhando somente para o céu” mas, devemos lançar o nosso olhar para as demais situações que carecem da nossa tomada de atitude.

Neste domingo celebramos a páscoa de Jesus que se manifesta em dois momento muito significativos para a nossa fé: O 45ª Dia Mundial das Comunicações cujo tema escolhido pelo Papa para, a ser refletido neste Domingo, é “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”. Este tema “está centrado na pessoa humana, que é o núcleo de todos os processos comunicativos. Em uma época dominada em grande parte, e, às vezes condicionada, pelas novas tecnologias, o valor do testemunho pessoal continua sendo essencial”.

“Aproximar-se da verdade e assumir a tarefa do anúncio requer a garantia da autenticidade de vida por parte dos que trabalham nos meios de comunicação, especialmente dos jornalistas católicos; uma autenticidade de vida que não é menos necessária na era digital”. A nota afirma também que “a tecnologia, por si só, não pode modificar ou aumentar a credibilidade de um comunicador, nem pode mudar os valores de referência que guiam a comunicação”. Por isso, “a Verdade deve seguir sendo o ponto firme e invariável de referência dos novos meios e do mundo digital; estendendo as fronteiras da informação e do conhecimento, é possível fazer-se idealmente mais próximo.”

Também quanto à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, o tema escolhido para este ano de 2011 é: “Unidos no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações (cf. At 2,42).” Os responsáveis pela organização desta importante semana, no calendário anual das atividades ecumênicas, dizem que o enfoque da Semana de Oração para este ano de 2011 será, além de promover a unidade entre irmãos de fé, mostrar que a fé cristã possui centros comuns como, por exemplo, os Apóstolos, que foram responsáveis por compilar os ensinamentos de Jesus Cristo.

Com a autoridade de Cristo e o poder do espírito que nos será enviado como auxílio celeste somos enviados em missão, para também fazermos discípulos através do serviço, anúncio, diálogo e testemunho, introduzindo os irmãos na fé batismal (rejeitando o mal e aderindo ao bem pela fé) na força do amor trinitário além de transmitir tudo o que nos foi ordenado pelo Senhor: o amor mútuo entre nós como identidade discipular cristã no mundo!

Não estaremos sozinhos! O Senhor Jesus – rei da glória – sobe ao mais alto dos céus não para nos abandonar nem afastar-se de nossa humanidade, mas para nos preceder como mediador junto ao Pai e nos conduzir até a morada eterna. Ele mesmo nos garantiu que prepararia um lugar para nós na casa do Pai, que possui muitas moradas!

Em Jesus, o bom pastor e Maria, nossa Mãe!
Pe. Fernando Antonio Carvalho Costa

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Se aproxima a 14ª Festa da Vida, momento de celebração e defesa da criação

Paróquia Santa Luzia, no Meireles festeja trezena em honra a Santa Luzia

Presidente da CNBB convida católicos a participarem da “Campanha para a Evangelização 2022”

Primeira Pregação do Advento 2022 com Fr. Raniero Cantalamessa

Fortaleza faz campanha para o Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé