Leitura Orante: DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR: Evangelho de Mt 28,16-20

DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR: Evangelho de Mt 28,16-20
Tema: “A garantia de Jesus, para aqueles que o seguem”

Passos da Leitura Orante

Invocação à Santíssima Trindade

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Creio,  Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo. Trindade Santíssima Pai, Filho, Espírito Santo – presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser. Eu vos adoro, amo e agradeço. Amém

LEITURA: (Verdade) O que diz o texto?

Proclamação da Palavra na Bíblia: Mt 28,16-20. (Observe os lugares, as palavras e tudo que lhe chamou a atenção.)

MEDITAÇÃO: (Caminho) O que o texto diz para nós, hoje?

Hoje é o dia da Ascensão do Senhor e também o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.” (Jo 20,19)  A paz na lógica de Jesus. Não uma paz de negócio, de faz de conta. Mas a paz que traz a dignidade da pessoa,(,) a paz  do amor, a paz do plano de amor de  Deus .

Jesus se faz presente na comunidade. As portas fechadas  não podem impedir que ele esteja no meio dos que nele acreditam. Até hoje é assim! Quando estamos reunidos, mesmo com todas as portas fechadas, Jesus está no meio de nós. E até hoje, a primeira palavra de Jesus é e será sempre: “A paz esteja com vocês!” Ele mostrou os sinais da paixão nas mãos e no lado. O ressuscitado é o crucificado! O Jesus que está conosco na comunidade não é um Jesus glorioso que não tem mais nada em comum com a vida da gente. Mas é o mesmo Jesus que viveu nesta terra, e traz as marcas da sua paixão. As marcas da paixão estão hoje no sofrimento do povo, na fome, nas marcas de tortura, de injustiça. É nas pessoas que reagem, lutam pela vida e não se deixam abater que Jesus ressuscita e se faz presente no meio de nós.

O evangelista Mateus descreve a Ascensão de Jesus. O Mestre e os discípulos vão ao monte, na Galileia, como se voltassem aonde  tudo começaram. “Chegaram ao monte”. O monte simboliza a ascensão, onde o Mestre lançou seu manifesto inicial, descrito no Sermão da Montanha, em Mateus, capítulos 5 a 7. Foi onde também se transfigurou – Mateus 17.

Os onze discípulos representam toda a Igreja de todos os tempos. Eles veem o Ressuscitado e vão ser suas testemunhas. Jesus afirma sua “plena autoridade” quando diz: “Deus me deu todo o poder no céu e na terra”. Assim, envia os discípulos a todos os povos. Não para serem mestres. Mas, para “fazer discípulos” de Jesus, seus seguidores.  Apresenta-lhes também o método de evangelizar: que comecem batizando-os em nome da Santíssima Trindade e despertando a vida de acordo com o ensinamento de Jesus. Termina, garantindo que estará com os que o seguem “todos os dias, até o fim”.

“Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5). Comunicar esperança e confiança, no nosso tempo. (Papa Francisco para o 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O Papa Francisco na sua mensagem em comemoração ao  dia mundial da Comunicação “Gostaria, pois, de dar a minha contribuição para a busca dum estilo comunicador aberto e criativo, que não se prontifique a conceder papel de protagonista ao mal, mas procure evidenciar as possíveis soluções, inspirando uma abordagem propositiva e responsável nas pessoas a quem se comunica a notícia. A todos queria convidar a oferecer aos homens e mulheres do nosso tempo relatos permeados pela lógica da «boa notícia».

Os bispos, em Aparecida: “Em nosso século tão influenciado pelos meios de comunicação social, o primeiro anúncio, a catequese ou o posterior aprofundamento da fé não podem prescindir desses meios”.  No contexto atual, “Colocados a serviço do Evangelho, eles oferecem a possibilidade de difundir quase sem limites o campo de audiência da Palavra de Deus, fazendo chegar a Boa Nova a milhões de pessoas…” (DAp 485).

Assim, como Jesus subiu ao céu, que a comunicação seja numa dimensão que  transmita a verdade, voltada  para um olhar  em direção ao Alto, chegando àquele que é emissor e ao que é receptor.

ORAÇÃO: (Vida) O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Neste Domingo da Ascensão do Senhor, também dia Mundial dos Meios de Comunicação Social, vamos rezar, para que os comunicadores sejam instrumentos nas mãos de Deus, colocando Jesus Cristo, como o comunicador, por excelência. VEJA A MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O 51ª DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

ORAÇÃO DO COMUNICADOR CRISTÃO.

Ó Deus, que para comunicar vosso amor aos homens, enviastes seu Filho, Jesus Cristo, e o constituístes Mestre, Caminho, Verdade e Vida da humanidade, concedei-nos a graça de utilizar os meios de comunicação social – imprensa, cinema, rádio, audiovisuais… – para a manifestação de vossa glória e a promoção das pessoas. Suscitai vocações para essa multiforme missão. Inspirai aos homens de boa vontade a colaborarem com a oração, a ação e o auxílio material, para que a Igreja anuncie o Evangelho a todos os homens, através desses instrumentos. Amém.

BÊNÇÃO BÍBLICA
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
(Nm 6, 24-27).

Elaboração: Padre Francisco Ivan de Souza e Haydée Bomfim Morais