Leitura Orante: 4º Domingo da Quaresma: Evangelho Jo 9,1-41

4º Domingo da Quaresma: Evangelho (Forma longa) Jo 9,1-41
26/03/2017

Tema: “A cegueira – negação da luz de Jesus”

Invocação ao Espírito Santo (Cardeal Verdier)
Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo pensar. O que devo dizer. Como devo dizê-lo. O que devo calar. O que devo escrever. Como devo agir. O que devo fazer. Para obter a Vossa glória, o bem do mundo e minha própria santificação. Amém.

Leitura: (Verdade) O que diz o texto do dia?
Proclamação da Palavra na Bíblia: Jo 9,1-41. (Observe pessoas, palavras, relações, lugares)

Passos da Leitura Orante

Meditação: (Caminho) O que o texto diz para nós, hoje?
O Evangelho nos alerta para ficarmos atentos (as), quanto à cegueira, que nega a luz de Jesus. A cegueira que nos impede de sermos apoio e solidários para com o outro. O texto, também, nos provoca para não sermos incrédulos e nos colocarmos nas mãos de Deus, com muita confiança.

Ainda hoje, há muitas pessoas que rejeitam a luz oferecida por Jesus Cristo. Apegam-se a tantas cegueiras por orgulho e ou autossuficiência, não aceitam a proposta libertadora de Jesus.

Hoje, a sociedade encontra-se envolvida no indiferentismo. E, na inércia fica cega, diante da situação de degradação, destruição do planeta “terra”. O cenário da beleza da Criação, passa por uma transformação que foge da amorosidade de Deus.

Os bispos, em Aparecida, disseram: “Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou. Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos da América Latina e do Caribe e cada um de seus habitantes”. (DAp 18)

Oração: (Vida) O que o texto nos leva a dizer a Deus?

Oração Campanha da Fraternidade 2017
Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.
Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.
Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela
Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais
da vida das pessoas,
e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes. Amém!

Contemplação: (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar se direciona para a Luz, que é Jesus? Às vezes, mascaro a minha cegueira para ter uma atitude de acomodação? Como me contextualizo nos apelos da Igreja, principalmente diante das realidades de destruição, de violência, do planeta “terra”?

Bênção Bíblica
Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
(Nm 6, 24-27)

Elaboração: Padre Francisco Ivan de Souza e Haydée Bomfim Morais