Jornada Mundial da Juventude, uma vivência de cultura e fé

Anterior a Jornada Mundial da Juventude, jovens peregrinos vindos de diversos países, tiveram a alegria de fazer a pré-jornada em pequenos povoados da Espanha como os que compõe a região de Ciudad Real, e assim conhecer um pouco do seu ritmo de vida e principalmente da religiosidade local. Não há como não emocionar-se com a acolhida dos jovens dessas cidades, em que os peregrinos do Norte-nordeste tiveram a oportunidade de conhecer. Fruto do trabalho de mais de um ano de reuniões e promoção de eventos para custear a estadia e materiais necessários aos peregrinos, os jovens voluntários da Região de Ciudad Real, conseguiram envolver aqueles vindos do Brasil e de outros países no melhor da cultura e religiosidade de suas cidades.

A Pré-Jornada e JMJ se converteram não só em uma experiência distinta com Deus, com a mística e a fé espanhola, mas a criação de laços fortes de amizade e a recarga de nossas forças para a vida pastoral, pois nos encontramos com a face de Cristo refletida nos rostos de tantos jovens que junto a nós louvavam e bendiziam ao Senhor com toda a alegria juvenil.

Na Pré-Jornada, os jovens peregrinos tiveram a oportunidade de conhecer igrejas históricas, santuários, castelos, danças, músicas e comidas típicas dos povoados (Bolaños, Almagro, Malagon, Miguel Turra, Torralba, entre outros), percebendo a religiosidade através de celebrações diárias, adoração ao Santíssimo Sacramento, caminhada com a cruz e vigília.

A socialização com os jovens espanhóis e de outros países aconteceu de diversas maneiras como em gincana e jogos de água, refeições partilhadas, passeios, festividades e na própria acolhida familiar, pois os jovens peregrinos estiveram hospedados em casas de famílias. O momento de interação mais emocionante foi a celebração da Santa Missa no Campo de Criptana, com a presença das famílias, jovens voluntários e peregrinos de diversos países que estavam na região de Ciudad Real, culminando com uma grande festa.

Durante a jornada em Madrid, a presença do Papa Bento XVI movimentou milhões de jovens e também famílias espanholas em momentos como a sua chegada, via cruz, vigília e celebração de encerramento em Quatro Ventos, momento em que o Santo Padre anunciou oficialmente que a próxima jornada será na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.

Em nossos corações ficaram imagens inesquecíveis como as bandeiras de diversos países sendo balançadas pelas ruas, metrôs e eventos, a alegria da juventude entoando hinos em diferentes línguas e também o forte sentimento de gratidão, pois como nos foi dito no Campo de Criptana, “la gratitud es la memoria del corazón” e nós ficamos muito agradecidos pelo acolhimento e por todos que fizeram acontecer a JMJ-Madrid.

Marina Vieira de Oliveira
Prioridade Juventude – Paróquia Nossa Senhora da Glória