Isto é o que o Papa Francisco pede aos jovens em uma carta pelo próximo Sínodo - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Isto é o que o Papa Francisco pede aos jovens em uma carta pelo próximo Sínodo

“Eu quis que vós estivésseis no centro da atenção, porque vos trago no coração”. Com esta afirmação, referida ao tema da próxima Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que terá o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o Papa Francisco faz uma premente exortação às novas gerações em vistas ao Sínodo que acontecerá em outubro de 2018.

Em uma carta escrita pelo Santo Padre aos jovens, por ocasião da apresentação do Documento Preparatório do Sínodo, incentiva-os a não ter medo de se colocar a caminho em direção àquilo que Deus lhes pede.

Na sua carta, o Pontífice faz referência às palavras que Deus dirigiu a Abraão: “Sai da tua terra, deixa a tua família e a casa do teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar”. Francisco explica que essas palavras são dedicadas hoje aos jovens: “são palavras de um Pai que vos convida a ‘sair’ a fim de vos lançardes em direção de um futuro desconhecido, mas portador de realizações seguras, ao encontro do qual Ele mesmo vos acompanha”.

Neste sentido, o Papa convida os jovens “a ouvir a voz de Deus que ressoa nos vossos corações através do sopro do Espírito Santo”.

Explica que quando Deus diz a Abraão para sair, não lhe pedia “para fugir dos seus, nem do mundo. O seu foi um convite forte, uma provocação, a fim de que deixasse tudo e partisse para uma nova terra”.

Francisco exorta os jovens a que questionem: “Qual é para nós hoje esta nova terra, a não ser uma sociedade mais justa e fraterna, à qual vós aspirais profundamente e que desejais construir até às periferias do mundo?”.

“Mas hoje, infelizmente, o ‘Sai!’ adquire inclusive um significado diferente. O da prevaricação, da injustiça e da guerra. Muitos de vós, jovens, estão submetidos à chantagem da violência e são forçados a fugir da sua terra natal. O seu clamor sobe até Deus, como aquele de Israel, escravo da opressão do Faraó”, assinala.

Nesta carta, o Santo Padre recorda as palavras de Jesus quando respondia às pessoas que o perguntavam onde vivia: “Vinde e vede!”.

Diz o Papa: “Jesus dirige o seu olhar também a vós, convidando-vos a caminhar com Ele. Caríssimos jovens, encontrastes este olhar? Ouvistes esta voz? Sentistes este impulso a pôr-vos a caminho? Estou convicto de que, não obstante a confusão e o atordoamento deem a impressão de reinar no mundo, este apelo continua a ressoar no vosso espírito para o abrir à alegria completa”.

Entretanto, o Bispo de Roma recorda que é necessário “acompanhamento de guias especializados” para “empreender um itinerário de discernimento para descobrir o projeto de Deus na vossa vida”.

“Mesmo quando o vosso caminho estiver marcado pela precariedade e pela queda, Deus rico de misericórdia estende a sua mão para vos erguer”.

O Papa conclui sua carta incentivando os jovens a não ter medo “de ouvir o Espírito que vos sugere escolhas audazes”, porque “um mundo melhor constrói-se também graças a vós, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade. “Não hesiteis quando a consciência vos pedir que arrisqueis para seguir o Mestre”.

Finalmente assegura que “também a Igreja deseja colocar-se à escuta da vossa voz, da vossa sensibilidade, da vossa fé; até das vossas dúvidas e das vossas críticas. Fazei ouvir o vosso grito, deixai-o ressoar nas comunidades e fazei-o chegar aos pastores”.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Padre Josileudo Queiroz lança obras sobre Intinerário Catequético

Cerca de 2 mil pessoas participaram do Simpósio Nacional das Famílias, em Aparecida (SP)

Francisco a crianças da África: com o mundo em perigo, sejam embaixadores da paz

Amigo até aos extremos 

Museus Vaticanos com duas novas salas: especiarias e cerâmica antiga