Igreja no Brasil dará início ao 3° Ano Vocacional com coletiva de imprensa e missa solene no Santuário Nacional - Arquidiocese de Fortaleza
Atualidades

Igreja no Brasil dará início ao 3° Ano Vocacional com coletiva de imprensa e missa solene no Santuário Nacional

No dia 19 de novembro, a partir de 16h30, acontece a abertura do 3º Ano Vocacional do Brasil, com coletiva de imprensa e missa solene no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP).  

A coletiva de imprensa, com início às 16h30, acontecerá na Sala de Imprensa do Santuário Nacional, com possibilidade de participação presencial dos jornalistas, participação remota via Zoom e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube e portal A12facebook da CNBB e CRB Nacional

Durante a coletiva, os convidados irão abordar um panorama histórico e a importância de se celebrar um ano vocacional na Igreja do Brasil, as principais atividades que irão acontecer em todo o país, os desafios e perspectivas para a cultura vocacional hoje, dentre outros assuntos correlatos. O bispo de Novo Hamburgo, dom João Francisco Salm, que é o presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB, aprofundará o tema “Vocação, graça e missão”; e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” do 3º Ano Vocacional do Brasil.

A Irmã Maristela Ganassini, assessora do Setor Juventudes e Vocações da CRB e membro da Comissão Episcopal para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB em sua fala, apresentará os objetivos do 3º Ano Vocacional e o histórico dos anos anteriores. A terceira convidada da coletiva será Sônia Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), com apresentação sobre o chamado da vocação laical para o serviço eclesial.  

Após a coletiva, a partir de 18h, dom Salm preside a missa solene de abertura do Ano Vocacional no altar central do Santuário Nacional. A celebração terá transmissão pela TV Aparecida, TV Pai Eterno e mídias digitais da CNBB.   

Sobre o Ano Vocacional  

Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33), o Ano Vocacional se estende até 26 de novembro de 2023. A data escolhida para a abertura e encerramento é a solenidade de Cristo Rei, que marca o encerramento do ano litúrgico e o dia nacional dos cristãos leigos e leigas.  

A convocação deste ano é a concretização das indicações pastorais do 4º Congresso Vocacional, que se propôs celebrar os 40 anos do 1º Ano Vocacional do Brasil, vivenciado em 1983, e ser uma oportunidade de fortalecer o compromisso de cristãs e cristãos com o chamado à vida e um olhar atencioso para todas as vocações. 

A proposta teve aprovação por unanimidade pelos bispos do Brasil, durante sua 58ª Assembleia. A partir daí, trilhou-se o caminho de articulação e preparação com muitos convocados para as diferentes comissões a fim de que esse sonho pudesse se tornar realidade. Conforme o texto-base, o objetivo principal do Ano Vocacional é “promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus”.  

Para conhecer um pouco mais da história e iniciativas do Ano Vocacional, acesse anovocacional.cnbb.org.br/.  

Serviço


Coletiva de Imprensa 

Quando: 19 de novembro (sábado), 16h30 

Onde: Sala de Imprensa do Santuário Nacional de Aparecida (presencial) e Zoom  (on-line) 

Participantes: Dom João Francisco Salm (bispo de Novo Hamburgo (RS) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB), Irmã Maristela Ganassini (religiosa das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, assessora do Setor Juventudes e Vocações da CRB e membro da Comissão Episcopal para Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB) e Sônia Oliveira (presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil) 

Transmissão: canal do YouTube e portal A12facebook da CNBB e CRB Nacional 

Credenciamento da imprensa 

Para participação presencial, os jornalistas devem confirmar presença pelo formulário disponível em www.a12.com/imprensa. Para participação remota, via zoom, a solicitação de credenciamento deverá ser feita pelo e-mail [email protected] até sexta-feira, 18. O link de acesso à sala será enviado pelo e-mail utilizado no credenciamento.   

 Santa Missa de abertura 

Quando: 19 de novembro, 18h 

Onde: Santuário Nacional de Aparecida  

Presidente: Dom João Francisco Salm, bispo de Novo Hamburgo (RS) e presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB 

Transmissão: TV Aparecida, TV Pai Eterno e mídias digitais da CNBB 

============================================================ 

Para obter mais informações ou agendar entrevistas sobre o Ano Vocacional, entre em contato com Marcus Tullius (31 99062 1987 ou [email protected]) e Larissa Carvalho (61 99344 6814 ou [email protected] 

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

Atualidades

Ordenação Presbiteral

Dom José Antonio inaugura Centro de Pastoral na Paróquia Jesus, Maria, José no Antônio Bezerra

Clero de Fortaleza realiza Semana de Formação online

Jubileu de 75 anos da Paróquia Jesus, Maria, José no bairro Antônio Bezerra, Fortaleza

Catedral Metropolitana de Fortaleza celebra 42 anos de inauguração

Programação das Missas de Natal e Ano Novo em algumas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza

Paróquia São José realiza a Live Natal da Esperança

Santuário de Canindé divulga programação natalina

Pe. Ermanno Allegri: pastor missionário, celebra 50 anos de Ordenação Presbiteral

12ª Festa da Vida: cuidar e celebrar a vida: desafio e compromisso

Dom Rosalvo toma posse na Diocese de Itapipoca

Há 150 anos, Santa Luzia ilumina Baturité

Paroquianos de São Gonçalo celebram novenário ao Padroeiro

Membros da Pascom são apresentados solenemente na Matriz do Pirambu

Nota de repúdio da Pastoral Carcerária contra agressões sofridas durante manifestação do Dia da Consciência Negra

Na Solenidade de Cristo Rei: novos presbíteros para a Igreja do Senhor

Testemunhas da Eucaristia: tema da 82ª Semana Eucarística

Cordel celebrativo: 105 anos da Arquidiocese de Fortaleza

Horários de missas no Dia de Finados

Legado de Irmã Clemência é retratado em Seminário Internacional

Seis novos veneráveis para a Igreja, entre eles uma mãe de quatro filhos

Pilar da Palavra Arquidiocesano promove retiro com foco na Leitura Orante da Bíblia

Comissão Dom Lustosa recebe a visita do vice- postulador salesiano

Comissão para Ação Sociotransformadora lança relatório de violação de direitos em 35 comunidades tradicionais do Maranhão

Papa: não a uma moral de escrivaninha, a teologia deve estar atenta à vida real