Igreja do Carmo inicia celebrações dos 120 anos com a 1ª Feira de Natal no Centro de Fortaleza  

Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, Centro de Fortaleza – Foto: divulgação

Evento reunirá exposições de negócios, atrações culturais como orquestra, coral, cantata, além de uma área gastronômica; paróquia celebra também 110 anos em 2025

A Igreja Nossa Senhora do Carmo, um dos mais tradicionais patrimônios religiosos e arquitetônicos da história de Fortaleza, dará início às celebrações dos seus 120 anos com a realização da 1ª Feira de Natal do Carmo, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, no centro da capital cearense. 

A programação festiva antecede o aniversário celebrado em 25 de março de 2026. Além da data histórica da Igreja, fundada oficialmente em 1906, a Paróquia Nossa Senhora do Carmo celebra, neste ano de 2025, os 110 anos de instituição paroquial, criada em 1915.

Feira deve movimentar comércio local e atrair público com programação cultural    

A Feira de Natal do Carmo oferecerá uma oportunidade para que pequenos e grandes empreendedores participem expondo e divulgando seus produtos e serviços de diferentes segmentos como artesanato, alimentação, artigos religiosos, decoração e pequenos negócios autorais. O público também terá acesso a uma área gastronômica durante os três dias do evento.    
                                      
 Cada noite contará com uma atração cultural principal. No dia 11 de dezembro, a programação é com a Orquestra de Câmara Heitor Villa Lobos. No dia 12 de dezembro, a atração da noite é o Coral dos Arautos do Evangelho. No dia 13 de dezembro, a animação é por conta da Cantata de Natal com o Presépio Vivente. Ao final da programação, será sorteada uma rifa beneficente com dez prêmios.

“Neste momento em que nos preparamos para os 120 anos da nossa amada igreja, a Feira de Natal serve como um importante ponto de encontro e evangelização, valorizando tanto a nossa história centenária quanto a vida econômica e cultural da nossa comunidade”, afirma o Pe. Paulo Sérgio, pároco responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

“Queremos convidar o público e reforçar que a programação inicia às 17 horas, com a abertura dos estandes. Logo após , às 18 horas, haverá a celebração da Santa Missa. Às 19 horas, o público pode conferir as apresentações artísticas, encerrando sempre às 22 horas. Uma referência é que a missa da sexta-feira, quem vai presidir, são os próprios Arautos, e depois será o coral deles. E, depois da missa, é que continuam as apresentações e os estandes continuam abertos até às 10 horas da noite,” explica o missionário da Comunidade de Vida Shalom, Renilson Oliveira.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo

A Igreja do Carmo tem raízes que remontam ao século 19, quando funcionava como Capela de Nossa Senhora do Livramento, em 1850. O templo recebeu o nome atual em 1892 e foi inaugurado em 1906. Já a paróquia foi instituída em 1915. O prédio preserva elementos históricos de valor artístico, como o púlpito prateado e a tela a óleo do artista Raimundo Cotoco, que retrata Nossa Senhora do Carmo retirando almas do purgatório. Atualmente, a administração é conduzida pela Comunidade Católica Shalom, com o Pe. Paulo Sérgio como pároco.
                                                                                                                                                                                
Mais Informações:
Renilson Oliveira – (85) 9 8142-0663
Instagram: @paroquiadocarmo

Fonte: Paróquia do Carmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais