Igreja apresenta os materiais litúrgicos do 18º Congresso Eucarístico Nacional

O 18º Congresso Eucarístico Nacional, que tem início esta sexta-feira, 11 de novembro, será realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com dioceses e arquidioceses pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB. Com tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles,” o 18º CEN traz na programação as Celebrações Eucarísticas, Simpósio Teológico, Catequeses Públicas, Feira Católica, exposições e apresentações culturais

Ouça a reportagem e compartilhe!

Dois dias antes da abertura do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), a Arquidiocese de Olinda e Recife apresentou, em coletiva de imprensa, os materiais litúrgicos que serão utilizados nas celebrações do dia 11 ao dia 15 de novembro. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (8), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), local que concentrará maior parte da programação do evento.

LEIA TAMBÉM

Caminho do diálogo fraterno: Papa recorda Congresso Eucarístico em Recife

09/11/2022

Caminho do diálogo fraterno: Papa recorda Congresso Eucarístico em Recife

Foram produzidos exclusivamente para esta edição do Congresso 12 tipos de itens como ostensórios, turíbulo e naveta, castiçais e galhetas. Basicamente os produtos são feitos com acabamento dourado, bordas niqueladas e pedras. Os objetos sacros trazem ainda elementos da identidade visual do Congresso como o pão, a ciranda, a mesa e a água.

À imprensa o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, apresentou a cruz processional, que tem 2 metros de altura, o lavado, a capa para o evangeliário, o suporte para missal, um ostensório, o cálice principal e um dos 250 cálices menores, além de uma das 50 âmbolas. Com aspersão de água benta, o religioso também abençoou os objetos.

“É o maior acontecimento da Igreja em um país. Sediar o 18º Congresso Eucarístico Nacional é um privilégio para a cidade do Recife, que já teve essa oportunidade em 1939. Estamos esperando aproximadamente 180 bispos, já temos uns 1,2 mil padres inscritos. Vai ser uma celebração de grande porte”, afirmou dom Saburido.

O arcebispo revelou que o ostensório do 18º CEN será dado de presente à arquidiocese que receberá a próxima edição do evento. A entrega deverá ocorrer junto com o anúncio da nova sede do Congresso durante a missa de encerramento, no dia 15, na Praça do Marco Zero do Recife.

Representante de Francisco

LEIA TAMBÉM

Rumo ao 18º Congresso Eucarístico Nacional, realizada procissão fluvial no Recife

26/09/2022

Desembarcou na noite desta terça-feira (8), no Recife, o bispo emérito de Leiria-Fátima, cardeal António Augusto dos Santos Marto. O prelado será o Legado Pontifício, ou seja, o representante do Papa Francisco no 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN).

António Augusto dos Santos Marto nasceu em 5 de maio de 1947, na cidade de Chaves, Portugal. Passou pelos Seminários de Vila Real e de Porto, sendo ordenado padre em 1971 e nomeado bispo em 2000. Pelas mãos do Papa Francisco foi criado cardeal em junho de 2018.  Dom Marto vai presidir as principais cerimônias do 18º CEN, como as Celebrações Eucarísticas de Abertura e de Conclusão.

“Pão em todas as mesas”

O 18º Congresso Eucarístico Nacional será realizado pela Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com dioceses e arquidioceses pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB.

Com tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles,” o 18º CEN traz na programação as Celebrações Eucarísticas, Simpósio Teológico, Catequeses Públicas, Feira Católica, exposições e apresentações culturais.

Os Congressos Eucarísticos são realizados pela Igreja Católica em todo o mundo, e visam professar e dar testemunho público da fé em Jesus Cristo, para adorar o Senhor em Espírito e Verdade (cf. Jo 4, 23).

(Fonte – CNBB NE2)