I Retiro Espiritual para o Clero de 2025 reúne 75 presbíteros em Guaramiranga

Participantes do Retiro Anual do Clero da Arquidiocese de Fortaleza – Foto: divulgação

Entre os dias 07 e 11 de julho de 2025, acontece, na cidade de Guaramiranga (CE), o I Retiro Espiritual para o Clero da Arquidiocese de Fortaleza, reunindo 75 clérigos para um momento profundo de oração, reflexão e fraternidade sacerdotal. O encontro é realizado na tradicional Pousada dos Capuchinhos, local conhecido por oferecer um ambiente de silêncio e contato com a natureza, ideal para a vivência espiritual.

O retiro é orientado por Dom José Carlos de Souza Campos, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG), que conduz as meditações com base no tema:
“O Presbítero: um peregrino, um pastor, um pobre. O itinerário antropológico-espiritual do ministro ordenado, ícone de Cristo.”

A proposta do tema convida os participantes a revisitarem a identidade sacerdotal sob três perspectivas essenciais: o presbítero como peregrino, em constante caminho com Deus e com o povo; como pastor, chamado a cuidar e guiar com amor; e como pobre, configurado a Cristo humilde e servo. Ao longo dos dias, os padres são chamados a um tempo de escuta da Palavra, silêncio interior, adoração, celebração e revisão de vida.

Mais do que um encontro, o retiro representa uma oportunidade de renovação interior, fortalecimento da vocação e comunhão presbiteral. Em um mundo marcado por tantos desafios pastorais e humanos, momentos como este se tornam fundamentais para o cuidado da vida espiritual e do ministério.

Ao final do retiro, os sacerdotes retornam às suas comunidades fortalecidos na fé, mais unidos entre si e ainda mais configurados ao Coração de Cristo, o Bom Pastor. Como expressou o padre Nascélio Maciel, pároco do Marechal Rondon, em Caucaia:
“Gratíssimo Senhor por esta Graça que Dom José Carlos Campos nos fez despertar: alegria de ser Sacerdote com seu incomensurável zelo pela nossa vocação e o Povo de Deus, cujo Pastor é Cristo que caminha conosco.”

Galeria de imagens:

Fotos: Pe. Almir Jucá.

Respostas de 3

  1. O Clero Arquidiocesano deve adotar uma linha Teológica, além de uma intimista, predominante no momento, do Espírito do a Concílio Vaticano II e dos anos 70, de Puebla, revelando o rosto machucado de Cristo, numa entrega da verdade aos familiares fiéis.

  2. Nossa Senhor vos santifique, alimente a vossa fidelidade à vocação, e lhes conceda o perseverar na fé. Vos blinde com a proteção contra tentações , Alimentando-os em sabedoria para guiar o povo de Deus

  3. Maravilhosa notícia. Obrigado, senhores Pastores, pelo Zelo Apostólico para conosco, suas ovelhas. Embora como ovelha, desejo-lhes cada vez mais as Bênçãos do Deus Todo Poderoso e a Proteção de Maria Santíssima. Amém.

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais