Um dos pontos altos da celebração será a consagração da Diocese de Fortaleza a São Miguel Arcanjo, em uma cerimônia presidida pelo arcebispo Dom Gregório Paixão, OSB
Depois de 40 dias de oração durante a Quaresma de São Miguel vivida nas madrugadas, Fortaleza se prepara para receber a Festa de São Miguel, nos dias 26, 27 e 28 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O encontro dedicado ao Arcanjo que é celebrado pela Igreja, no dia 29 de setembro, reunirá milhares de fiéis de várias regiões do Brasil. Um dos momentos mais importantes será a presença da Imagem oficial da peregrinação conduzida pelo Instituto Hesed no país e a Consagração da Arquidiocese de Fortaleza a São Miguel Arcanjo, na Santa Missa presidida pelo arcebispo Dom Gregório Paixão, no sábado, 27, às 10h.
Peregrinação Histórica
Em uma ação inédita, desde o dia 26 de julho, o Instituto Hesed segue em missão pelo Brasil com a peregrinação histórica da imagem oficial de São Miguel Arcanjo, vinda diretamente do Monte Gargano, na Itália, o mais antigo e importante santuário dedicado ao Arcanjo. A jornada espiritual iniciou em Santa Bárbara d’Oeste (SP), seguindo por Brasília (DF), onde São Miguel Arcanjo foi coroado como Comandante Espiritual da Nação, em uma cerimônia pública e solene do Congresso Nacional, em seguida, Fortaleza (CE), Criciúma (SC), Palmas (TO) e a cidade do Rio de Janeiro com a presença do Arcebispo Dom Orani Tempesta. Agora, a peregrinação retorna a Fortaleza, desta vez, na programação da Festa de São Miguel. Logo após, a peregrinação segue no dia 29 de setembro para a Cidade São Miguel Arcanjo, no interior de São Paulo. Em outubro, será na Bahia, nas cidades de Camaçari – 03/10, Feira de Santana – 24/10 e Alagoinhas – 25/10. Já em novembro, será em Belém (PA) – 31/11 e Santo Amaro (SP) – 22/11.
A imagem oficial peregrina de São Miguel Arcanjo foi solenemente abençoada na Gruta de São Miguel, na Itália e a sua jornada no Brasil contempla todas as regiões, com o objetivo de promover a consagração das famílias e dioceses brasileiras à proteção do Arcanjo. O Instituto Hesed destaca que este é um movimento de renovação da fé e de reconquista espiritual em um tempo de grandes desafios para a sociedade. Segundo os religiosos do Instituto Hesed, trata-se de um movimento de renovação da fé e reconquista da identidade cristã do país, num tempo em que a presença espiritual do Arcanjo é mais urgente do que nunca:
“À luz da fé da Igreja, com a bênção de Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo de Fortaleza (CE), e orientação de Dom Devair Araújo da Fonseca, bispo de Piracicaba (SP), propomos que cada diocese brasileira, com a aprovação de seu bispo, seja solenemente consagrada a São Miguel Arcanjo, confiando-lhe a guarda espiritual do povo, das famílias, das autoridades e da missão evangelizadora no Brasil”, afirmam os irmãos do Instituto.
Conforme os irmãos religiosos, a história do Brasil já testemunhou a ação visível de São Miguel Arcanjo em momentos de grande tensão nacional, como no episódio ocorrido durante a Revolução Constitucionalista.
“Na cidade de São Miguel Arcanjo (SP), relatos populares registram que o Arcanjo teria aparecido ao comandante das tropas em meio a um confronto sangrento, ordenando o cessar dos combates. Providencialmente, naquele mesmo dia, foi firmado um armistício, registrado pelo Exército Brasileiro que selou a paz, data que, significativamente, coincide com a festa litúrgica de São Miguel Arcanjo”.
Solidariedade
O Instituto Hesed também convida os participantes do evento a levarem 1kg de alimento não perecível, que será destinado às instituições sociais.
Sobre o Instituto Hesed
Com sede no Ceará e atuação missionária em todo o país, o Instituto Hesed nasceu com o carisma de propagar a devoção aos Santos Anjos e viver profundamente as Misericórdias do Senhor. Nos últimos anos, o instituto se tornou referência em espiritualidade, oração e evangelização, com transmissões diárias para milhões de fiéis.
A atual peregrinação com a imagem de São Miguel é mais que uma ação devocional, faz parte de uma grande campanha nacional de reconquista espiritual das famílias brasileiras, com o desejo de reacender a fé e restaurar a missão do Brasil.
Serviço
Festa de São Miguel Arcanjo e Consagração da Arquidiocese de Fortaleza
Quando:26, 27 e 28 de setembro
Local: Centro de Eventos do Ceará,
Mais informações: Instagram: @irkelly_institutohesed_oficial e @exercitode.saomiguel.
Transmissão ao vivo: YouTube – canal Ir. Kelly Patrícia Oficial Instituto Hesed
Fonte: Assessoria Instituto Hesed.