
O domingo de 8 de março amanheceu com o céu carregado em Fortaleza. O tempo nublado e a chuva, que caiu durante boa parte do percurso, serviram para mostrar a força de quem tem fé; nada disso desanimou os milhares de fiéis vindos de diversas paróquias que participaram da 15ª Caminhada Penitencial da Arquidiocese de Fortaleza. Cada gota de chuva que caía parecia reforçar o espírito de sacrifício daqueles que saíram da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe, rumo à Catedral Metropolitana.
Antes de iniciar o trajeto, Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo metropolitano da arquidiocese de Fortaleza, acompanhado por diversos sacerdotes, abençoou os fiéis com água benta. Durante o percurso, a multidão cantou e rezou o Terço da Misericórdia; muitos aproveitaram a presença dos padres para o sacramento da confissão. O evento contou também com o gesto concreto da doação de alimentos, arrecadados tanto na paróquia do Mucuripe quanto durante a própria caminhada.




O ponto alto da manhã ocorreu na Catedral, durante a celebração Eucarística. Em sua homilia, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, Dom Gregório não mediu palavras: “O feminicídio é um câncer que precisa ser exterminado”. O arcebispo lembrou que foi por meio de uma mulher que a Vida Nova nasceu — a vida que veio de Deus para nos salvar — e reforçou que a nossa fé precisa proteger a vida, principalmente a das mulheres que ainda sofrem tanto.
Para o jovem Henrique Levi, de 17 anos, da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus no Marechal Rondon, a primeira participação no evento foi gratificante: segundo ele, a experiência contribuirá diretamente em sua caminhada quaresmal rumo à Páscoa: “É algo que renova as forças e, principalmente, a fé”, afirmou. Henrique participou do ato para pedir uma graça particular e espera retornar no próximo ano para testemunhar o alcance de sua prece.
Também houve participação ativa de algumas paróquias entrei fiéis e clérigos da Região Episcopal Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, que estiveram representadas na caminhada penitencial.
Texto: Gustavo Neto/ fotos: Pascom Araturi.