Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Fé e emoção no Círio de Nazaré, em Fortaleza

Fiéis de várias paróquias da Capital e até do Interior participaram do Círio de Nazaré 2019, em Fortaleza. Durante 12 dias (9 a 20 deste mês) a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Montese, esteve em festa celebrando a padroeira. Todos dias, às 6h, foi recitado e cantado o Ofício de Nossa Senhora e, à noite, o Terço Mariano e a Ladainha de Nossa Senhora a partir das 18h30min, seguindo-se a novena com o tema: Maria, Mãe da Igreja. 

Para as celebrações eucarísticas, foram convidados sacerdotes de outras paróquias da Capital e de cidades próximas e os fiéis contaram também com a presença do arcebispo emérito de João Pessoa (PB), dom Aldo Pagotto. Na parte social e assistencial, houve bingo, passeio  ciclístico, barracas para a venda de comidas típicas, venda de lembrancinhas e profissionais que fizeram atendimento de prevenção de doenças como a glicemia e hipertensão. 

O dia do Círio (20) começou com alvorada festiva, missa e bênçãos dos veículos.  À tarde, foi momento de muita emoção com a saída da berlinda levando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas ruas do Montese.  A procissão reuniu uma multidão de fiéis que seguiram a berlinda rezando e louvando à Jesus Cristo e à Virgem Maria. 

No retorno da procissão à Igreja Matriz foi concelebrada missa campal presidida pelo padre Gabriel Paes de Belém do Pará, onde ocorreu, neste mês, o Círio de Nazaré, uma das maiores festas marianas do mundo. Aqui, os festejos este ano, tiveram uma novidade: o Círio das Crianças que reuniu meninos, meninas e adolescentes acompanhados dos pais e parentes.  Lotaram a Igreja Matriz para saudar a Virgem de Nazaré.  Um momento de muita emoção foi a presença do pároco emérito, padre Batista Poinelli, 90, que abençoou a todos.

Por Rita Célia Faheina – Jornalista – Pascom Nazaré 

Galeria

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais