Exemplo de unidade episcopal unida no pastoreio edifica Igreja, diz Papa aos bispos chilenos

Carta do Papa aos bispos chilenos

O Papa Francisco considerou as decisões tomadas pelos bispos chilenos após sua Assembleia Plenária extraordinária como “realistas e concretas”, dizendo que “ajudarão decididamente em todo este processo”.

Jackson Erpen – Cidade do Vaticano

Agradecido pelo “exemplo edificante de comunidade episcopal unida no pastoreio do santo povo fiel de Deus”, o Papa Francisco enviou uma mensagem aos bispos chilenos após ter “lido com atenção o documento «Declaración, Decisiones y Compromisos de los Obispos de la Conferencia Episcopal de Chile»”, divulgado em 3 de agosto na conclusão de sua Assembleia Plenária extraordinária para tratar dos casos de abusos.

Francisco afirma ter ficado “impressionado pelo trabalho de reflexão, discernimento e decisões que fizeram. Que o Senhor os retribua abundantemente este esforço comunitário e pastoral”.

“Permaneço à disposição e os acompanho daqui. Por favor, não se esqueçam de rezar e pedir para rezar por mim”, disse o Santo Padre ao despedir-se “fraternalmente” dos bispos chilenos.

O presidente da Conferência Episcopal Chilena, Dom Santiago Silva, afirmou ter encontrado “conforto” nas palavras do Pontífice, para “continuar no caminho de correção, de cura e de reparação”.

O documento

O episcopado chileno reuniu-se em Assembleia Plenária extraordinária para tratar do escândalo do casos de abusos entre 30 de julho e 3 de agosto.

Na declaração divulgada após o encontro, os prelados reconhecem suas falhas como pastores e se comprometem em buscar a verdade, a justiça e a reparação das vítimas, colocando-se à inteira disposição da Procuradoria da República para auxiliar nas investigações.

Também são assumidos no documento seis compromissos, que incluem a promoção de uma autêntica participação dos leigos na vida da Igreja.