Espac abre inscrições para curso de Catequese Batismal

A Escola Pastoral Catequética (Espac) realiza curso com a temática “Catequese Batismal na Iniciação à Vida Cristã”, nos sábados de setembro a novembro, de 15h as 18h. O momento formativo é destinado aos Padres, Diáconos, Seminaristas, Religiosos, Catequistas da Pastoral do Batismo e agentes de outras pastorais, movimentos eclesiais e serviços interessados nos conteúdos que serão trabalhados.

Segundo a coordenação, o curso tem o objetivo de: “proporcionar aos catequistas do Batismo uma formação básica em sintonia com a proposta da catequese de Iniciação à Vida Cristã, para uma vivência pastoral e celebrativa centrada no Mistério Pascal e comprometida com a comunidade”.

Confira a programação:

DIAS CONTEÚDO
04 de setembroDimensão Histórica
. A prática do Batismo nas primeiras comunidades cristãs
. Batismo e eclesialidade
11 de setembroO Diretório Litúrgico sacramental da Arquidiocese no que diz respeito ao Batismo, Iniciação à Vida Cristã e Pastoral do Batismo
18 e 25 de setembro e
Dimensão Bíblico -Teológica
. A Sacramentalidade do Batismo
. Ser criatura nova em Cristo
. Os Ministérios: o povo sacerdotal
. O que o Batismo faz em nós
. O que significa ser homem/mulher amados
. A prática do seguimento a Cristo
. Os efeitos do Batismo
. A missão dos pais e padrinhos
09 e 16 de outubroDimensão Litúrgica
. Ritual do Batismo para adultos e crianças
. Os símbolos e ritos do Batismo
. Sentido da Celebração Batismal e sua estrutura
23 e 30 de outubroComo celebrar o Batismo: músicas, símbolos, gestos, acolhimento, leituras, etc…
. A Leitura Orante na preparação de pais e padrinhos.
. A apresentação e o pedido do sacramento do Batismo das crianças à comunidade
. O Batismo de crianças fora da missa
06, 13 e 20 de novembroDimensão Pastoral
. O Sacramento do Batismo
. A validade do Batismo em outras Igrejas
. A missão do Catequista do Batismo
. A visita aos pais
. Os encontros de preparação para o Batismo
. Conteúdo:
. A dimensão querigmática – o primeiro anúncio aos pais e padrinhos
. A dimensão mistagógica do Sacramento do Batismo
27 de novembroCelebração de encerramento

As inscrições irão até o dia 20 de agosto. O Investimento por pessoa: matrícula R$ 55,00 + 3 parcelas de R$ 55,00 e o pagamento pode ser feito por: Pix 230.190.003-78 ou transferência, Banco do Bradesco, agência 295, conta 10836-7 -titular: Alexandrina Maria do Nascimento Soares, CPF: 230.190.003-78. Enviar o comprovante para o WhatsApp: (85) 99781-5777. Mais informações: Alexandrina (85) 99781.5777 e Sigrid (85) 99948.4497.