
Epifania do Senhor
Hoje comemoramos a Festa da Epifania do Senhor. “Epifania” é uma palavra de origem grega (epipháneia), que significa “manifestação”, “apresentação”, “fama” ou “renome”.
Tudo isso se realizou por ocasião da visita dos Santos Reis Magos do Oriente. Ao encontrarem Jesus em casa, com Santa Maria e São José, os reis orientais reconheceram naquela criança não apenas o Rei dos Judeus, mas o Rei do Universo. Esse reconhecimento é indicado pelo próprio Evangelho segundo São Mateus (Mt 2,11), que afirma que os Santos Reis Magos “o adoraram”.
Esses personagens misteriosos demonstraram profunda humildade, unida a uma fé sem limites, pois vieram de muito longe e, mesmo não encontrando o Rei em um castelo nem rodeado de súditos, reconheceram Sua majestade inseparável de Sua divindade.
A humildade dos Reis Magos é um pálido reflexo da humildade infinita do Rei Divino, mas é uma humildade verdadeira, pois é graça advinda do Espírito Santo. São Francisco de Assis chorava ao meditar sobre a infinita humildade do Deus feito Homem e só conseguia dizer: “O Amor não é amado”, porque, de fato, sem a graça de Deus, jamais podemos compreender o Todo-Poderoso contido na fragilidade de uma criança.
Santos Reis Magos
Esses reis, vindos de regiões orientais longínquas, têm seus nomes conhecidos pela tradição: São Baltazar, São Gaspar e São Melquior (ou Belquior).
Ainda segundo a tradição, os restos mortais dos três Reis Magos encontram-se na catedral da cidade alemã de Köln (leia-se “kêuln”), chamada em português de Colônia. De acordo com a mesma tradição, esses reis eram estudiosos e receberam, por revelação divina, a notícia do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A partir dessa revelação, não mediram esforços nem se deixaram vencer pelos obstáculos da distância e do cansaço para levar suas homenagens e presentes ao Grande Rei. Foram ricamente recompensados, pois nem mesmo o rei da Judeia teve o privilégio de tomar nos braços o Rei dos Judeus — e eles tiveram.
São Carlos de Sezze (leia-se “sédze”)
Hoje é dia também de São Carlos de Sezze, irmão leigo franciscano, humilde e inocente e, por isso mesmo, agraciado com diversas experiências místicas. São Carlos de Sezze viveu de 1613 a 1670.
São Pedro de Cantuária
Hoje é dia de São Pedro de Cantuária, conhecido como um dos primeiros evangelizadores da Inglaterra. São Pedro era abade beneditino e faleceu no ano de 607.
São João da Ribeira
Também hoje é dia de São João da Ribeira, espanhol, filho do vice-rei de Nápoles, professor de Teologia da Universidade de Salamanca, arcebispo e vice-rei de Valença. Apesar de todas essas atribuições, São João da Ribeira soube viver com fidelidade o Evangelho. São João da Ribeira viveu de 1532 a 1611.
Fonte: Professor Antônio Brandão Macêdo.