Em audiência com o Papa, o primeiro-ministro de Montenegro

No centro das conversas na Secretaria de Estado, o apreço pelas relações bilaterais e a contribuição positiva da comunidade católica para a sociedade montenegrina, bem como a situação nos Balcãs Ocidentais e a adesão à UE.

Vatican News

O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta segunda-feira (10/10), no Vaticano, o primeiro-ministro do Montenegro, Dritan Abazović. Depois da conversa com o Pontífice, que durou cerca de 25 minutos, o premiê encontrou-se com o secretário de Estado Vaticano, cardeal Pietro Parolin, acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais, dom Paul Richard Gallagher.

As conversas

Como informa uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, “durante as conversas cordiais na Secretaria de Estado, foi manifestado apreço pelas boas relações bilaterais existentes e a intenção de desenvolver ainda mais a colaboração em setores de interesse mútuo”. Além disso, “foi destacada a contribuição positiva da comunidade católica para a sociedade montenegrina. Depois, os colóquios se detiveram sobre a realidade interna do país, reiterando a necessidade de um diálogo inclusivo entre todos os membros da política para o bem comum do Montenegro”. Por fim, relata o comunicado, “foram abordadas algumas questões regionais, incluindo a situação nos Países dos Balcãs Ocidentais e sua adesão à União Europeia”.

Os presentes

No momento da troca de presentes, o Papa entregou ao primeiro-ministro os volumes dos documentos papais, a Mensagem para a Paz deste ano, o Documento sobre a Fraternidade Humana, o livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pela Livraria Editora Vaticana (LEV). Além disso, presenteou também um ramo de oliveira em bronze e o livro “Let us dream” (Sonhemos), com dedicatória. Abazović retribuiu dando a Francisco seu livro recém-lançado, e um fac-símile do primeiro livro (litografias) impresso nos Bálcãs, em 1494.

Fonte: Vatican News