Edições CNBB oferece livro sobre a importância da consciência e do discernimento a partir da Amoris Laetitia

Até junho deste ano, a Igreja é convidada a revisitar as reflexões da exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia – sobre o amor na família. Convocado pelo Papa Francisco, o ano especial dedicado à família é ocasião para retomar as reflexões do documento que completou cinco anos em 2021. É nesse contexto que a Edições CNBB oferece o livro “Amoris Laetitia – A importância da consciência e do discernimento”, de autoria do bispo italiano Dom Gianfranco Girotti.

A publicação apresenta aspectos espirituais e pastorais relevantes na exortação Apostólica publicada pelo Papa Francisco em 2016. O objetivo do autor é que o livro se torne um instrumento de acompanhamento para as famílias no caminho da fé.

São dez capítulos: A recepção da Amoris Laetitia; A importância da consciência; A importância do discernimento; Variedade de situações concretas e responsabilidade moral; A lógica da misericórdia pastoral; O peso dos condicionamentos; A confirmação de uma possível admissão de divorciados recasados aos Sacramentos; Formar consciências e não pretender substituí-las; A lei da gradualidade; e respostas indicativas para questões complexas recorrentes.

As reflexões contidas na obra têm correspondência com a vida cotidiana que contribuem para dissipar incertezas sobre situações delicadas. Um dos pontos abordados é sobre as pessoas que vivem em situação chamada “irregular”. “Surge a proposta de um caminho da vida cristã e de participação eclesial sob guia do Presbítero e o envolvimento da Comunidade, com a finalidade de ajudar as pessoas a encontrar os caminhos possíveis de resposta a Deus e de crescimento em meio aos limites (cf. AL, n. 294,297, 305. 308)”, aponta a Exortação Apostólica.

De acordo com a editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pela clareza e praticidade, “esse texto também pode ser uma útil ferramenta para a preparação do Encontro Mundial das Famílias, que será realizado em Roma e em diversas dioceses do mundo de forma descentralizada”.

O texto original, em italiano, destaca também o papel do confessor, logo no título. De acordo com a Libreria Editrice Vaticana, o material é uma ajuda clara e incisiva que sintetiza os aspectos espirituais e pastorais mais relevantes da Amoris laetitia, e visa também acompanhar eficazmente as famílias no árduo caminho da fé.

O autor

Gianfranco Girotti, bispo da Ordem dos Frades Menores Conventuais, da qual foi procurador e assistente geral, é graduado em Utroque Jure, licenciado em Teologia, diplomado em Advocacia da Rota Romana. Professor de Direito Canônico nas Pontifícias Universidades Lateranense e Urbaniana, é autor de várias publicações de caráter jurídico e pastoral.

Adquira a publicação: .