Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

Dom Paulo Celso Dias do Nascimento sucederá a Dom José Ubiratan na Diocese de Itaguaí (RJ)

O Papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 19 de abril, a renúncia apresentada por dom José Ubiratan Lopes ao governo pastoral da diocese de Itaguaí (RJ). Para o suceder, o pontífice escolheu dom Paulo Celso Dias dos Nascimento, atualmente bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ). A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou agradecimento ao novo bispo emérito e saudação ao novo bispo diocesano.

Novo bispo emérito

Dom José Ubiratan completou 75 anos em setembro do ano passado e apresentou o pedido de renúncia, por idade, conforme o Direito Canônico. Ele agora torna-se bispo emérito.

Mineiro de Itambacuri, dom José Ubiratan Lopes é frade capuchinho desde 8 de fevereiro de 1974, quando fez os primeiros votos. Recebeu a ordenação presbiterial aos 28 de dezembro de 1975, em sua terra natal. Foi eleito bispo para a diocese de Itaguaí pelo Papa João Paulo II, no dia 17 de novembro de 1999. A ordenação episcopal e a posse foram em 20 de fevereiro de 2000.

Novo bispo diocesano

Nascido em 14 de abril de 1963, na cidade de Lagarto (SE), Paulo Celso Dias do Nascimento é formado em Filosofia pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, no Rio de Janeiro, e em Teologia pela Universidade Católica de Salvador, na Bahia. Sua ordenação presbiterial foi em 13 de maio de 1989.

Dom Paulo também é formado em Direito Canônico, pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico, do Rio de Janeiro, em 2000, e em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 2006. Ele especializou-se em Psicologia Hospitalar, pela Cesanta – Santa Casa da Misericórdia, também do Rio, em 2008.

Atuou durante o ministério presbiteral na diocese de Estância e na arquidiocese do Rio de Janeiro, onde desempenhou a função de capelão de hospital (2000 a 2003), assistente eclesiástico da Pastoral da Saúde (2012 a 2014) e coordenador arquidiocesano da Pastoral da Saúde (2015 a 2017).

Na arquidiocese do Rio de Janeiro, foi vigário-geral e bispo referencial do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, do Vicariato Epicopal Leopoldina e da Pastoral da Saúde.

Agradecimento da CNBB a Dom José Ubiratan Lopes

Estimado irmão, Dom José Ubiratan Lopes, OFMCap,

No transcorrer da história, é chegada a hora de vivenciar uma nova etapa do ministério episcopal. Após mais de vinte anos doados integralmente à Diocese de Itaguaí, o senhor chega ao emeritato com nova perspectiva para a missão.

Receba o nosso agradecimento por tanto tempo de dedicação e entrega em favor do serviço evangelizador junto ao povo de Deus

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Saudação a Dom Paulo Celso Dias do Nascimento

Estimado irmão, Dom Paulo Celso Dias do Nascimento,

No dia em que abrimos nossa 60ª Assembleia Geral, recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo bispo de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Dos pés da Mãe Aparecida, queremos desejar um frutuoso ministério agora como bispo diocesano, de forma que a Palavra proclamada e o Pão partilhado animem as comunidades eclesiais missionárias a serem cada vez mais sinais da Presença do Ressuscitado no meio de nós.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: CNBB

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais