Dom Leonardo avalia andamento do Sínodo dos Bispos

O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, presente no Sínodo dos Bispos que se realiza em Roma até o próximo dia 28 de outubro, fez um rápido balanço para os ouvintes da Rádio Vaticano sobre os primeiros dias de trabalho.

Eis a transcrição de seu depoimento:

“O Sínodo caminha muito bem, existe um espírito fraterno muito grande. Existe, entre os bispos, uma busca de partilha, de querer saber como se evangeliza, como se trabalha nos diversos continentes, nas diversas realidades. Creio que a América Latina com o Documento de Aparecida pode dar uma grande contribuição ao Sínodo. A Missão Continental, a nova evangelização tem tudo a ver com esse novo ardor de anunciar Jesus Cristo e o seu Reino. O encontro de Aparecida abriu os nossos olhos, voltou a confirmar a nossa vocação de sermos anunciadores, de sermos todos evangelizadores pelo fato de termos sido revestidos de Cristo, como diz São Paulo. Nesse sentido, as intervenções da parte dos bispos latino-americanos, na Sala, têm sido muito positivas chamando a atenção sempre de novo para a necessidade de todos nos envolvermos na missão. Houve algumas outras intervenções importantes, especialmente aquelas feitas por bispos europeus, manifestando a preocupação de anunciar Jesus Cristo num mundo aonde, aparentemente, Deus está ausente, aonde no horizonte de muitas pessoas, Deus já não existe mais. Foram apresentadas reflexões muito profundas, muito boas. Creio que essas contribuições dadas em plenário vão repercutir muito positivamente nos grupos menores de trabalho onde serão feitas as proposições que constarão no Instrumento de Trabalho”.

POR: CNBB/RADIO VATICANO