O arcebispo metropolitano de Fortaleza e presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Gregório Paixão, OSB, presidiu a Missa de abertura do VII Congresso Nacional de Educação da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, no Centro de Eventos do Ceará.
Com o tema “Educação Católica que transforma vidas: educar, cuidar e esperançar!”, o congresso reúne mais de 2.500 participantes, entre educadores, gestores e pesquisadores de todo o país, que refletem sobre os caminhos da educação católica frente aos desafios contemporâneos.
Na homilia, Dom Gregório destacou que a educação católica deve continuar sendo sinal de esperança em um mundo marcado por tantas incertezas. Segundo ele, é necessário educar com ternura, cuidar com coragem e manter a esperança sustentada pela fé.
Segundo a organização do evento:
“Durante três dias de evento, com o tema Educação Católica que transforma vidas: educar, cuidar e esperançar!, o VII Congresso Nacional de Educação Católica proporcionará aos educadores, gestores e pesquisadores a vivência de uma jornada transformadora, em que a educação católica será potencializada como um importante agente de mudança na sociedade.”
O evento segue até o dia 4 de julho com conferências, mesas redondas, partilhas de experiências e momentos de espiritualidade, reafirmando o papel da educação católica na construção de uma sociedade mais justa, humana e solidária.
Galeria de imagens:
Fotos: Laércio Peixoto.