Documento do Sínodo dos Bispos 2018

O Secretário Geral do Sínodo dos Bispos Lorenzo Cardeal Baldisseri recentemente enviou a todas as Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igrejas Orientais sui juris, à União dos Superiores-Gerais e os Discatérios da Cúria Romana, um documento sobre o próximo Sínodo dos Bispos que o Papa Francisco convocou para o mês de outubro de 2018 sobre o tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Este texto encontra-se disponível também no site da Internet do Vaticano:   www.vatican.va/roman_curia/synod/documents/.

Através deste  documento mediante o qual em toda a Igreja se dá início à consulta sobre o tema sinodal  já mencionado. Todos os componentes das Igrejas particulares e instituições acadêmicas, organizações e outras instâncias eclesiais, estão convidados de promover uma ampla consulta de todo o Povo de Deus sobre os jovens, sobre a sua fé e sobre o discernimento vocacional.  É oportuno interpelar os jovens a fim de que participem ativamente no processo sinodal. Uma síntese dos resultados alcançados deste consulta deve ser enviada à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, até o fim do mês de outubro de 2017. Segue agora um resume do documento preparatório de vinte e duas páginas.

Documento Preparatório XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos
TEMA: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”

Introdução – Nos passos dos discípulos amado
1 – Os jovens no mundo de hoje
Um mundo que se transfora rapidamente
As novas gerações
Os jovens e as escolhas
2 –  Fé, Discernimento, Vocação.
Fé e Vocação
O dom do discernimento
Percursos de vocação e missão
O acompanhamento