Dia do Catequista: Comissão para a Animação Bíblico-Catequética divulga carta e propostas de roteiros para celebração

A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta aos catequistas, com o título “A alegria do encontro”, por ocasião do dia dedicado a eles, 28 de agosto. A carta é assinada por dom Leomar Antônio Brustolin, presidente da Comissão. Além disso, foram divulgadas também, nesta segunda-feira, 31 de julho, uma proposta de roteiro para a celebração eucarística com bênção dos catequistas e uma outra proposta de roteiro para ser realizada no grupo de catequistas.

Na carta, a Comissão cumprimenta os catequistas pela data festiva na qual comemora-se sua vocação. “Uma primeira palavra que lhe dedicamos é gratidão por tanto comprometimento a serviço da transmissão da fé a todos que lhe são entregues para essa iniciação. Sabemos muito bem dos desafios e preocupações do caminho, por outro lado, conhecemos o incansável esforço que você realiza para responder generosamente à missão que o Senhor lhe confiou de ser catequista em nosso Brasil”.

Igualmente, no texto da carta, a Comissão faz memória agradecendo pelos 40 anos do caminho percorrido no país com a publicação do Documento Catequese Renovada. “Desde então, muito se tem crescido num processo catequético de integração entre fé e vida, culto e misericórdia, verdade sobre Deus e verdade sobre a pessoa. Avancemos ainda mais nesse itinerário”.

No texto, a Comissão afirma que uma expressão deve ser reforçada na catequese –  trata-se de “encontro”:

O núcleo de toda evangelização consiste em favorecer um encontro vivo com o Senhor Jesus, de forma pessoal comunitária”, diz um trecho.

Além disso, reforça que para que a catequese fomente encontro com Jesus é preciso conversão do catequista e de toda a comunidade cristã, para passar de um estilo escolar para uma catequese de inspiração catecumenal.

“(…) o encontro não se realiza apenas por meio de conhecimentos cerebrais, mas numa relação pessoal com Jesus Cristo, vivido em dinâmica vocacional segundo a qual Deus chama, e o ser humano responde. Enfim, caro irmão e irmã, permaneça firme na tarefa de colaborar para que a sua comunidade persevere no ensinamento dos apóstolos (At 2,42)”.

Clique (aqui) e acesse a carta na íntegra.

Clique (aqui) e acesse a proposta de roteiro para a celebração eucarística com bênção dos catequistas.

Clique (aqui) e acesse a proposta de roteiro para celebração em grupos.

Foto de capa: Escola Maria Rainha