Cripta da Paróquia dos Remédios, em Fortaleza, é restaurada com obras sacras e aberta ao público

A Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, no Benfica, inaugurou no dia 25 de fevereiro deste ano a restauração da cripta “Horto da Agonia”. A celebração foi presidida por dom Evaldo Carvalho dos Santos, CM, bispo diocesano de Viana (MA) e concelebrada pelo pároco local padre Sílvio Mitozo, CM.

O espaço foi pintado há mais de 80 anos por Gerson Faria (1889-1943) e retrata os últimos acontecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas, com o passar do tempo, as peças foram se deteriorando. O restauro geral foi possível devido a parceria entre a Paróquia e uma escola de Artes, que trabalhou de forma voluntária.

Na década de 1940 os fiéis realizavam momentos de orações no local, sobretudo no período quaresmal e Semana Santa. As pinturas da Santa Ceia, Jesus no Horto das Oliveiras, o beijo traidor de Judas e a descida de Jesus da Cruz, inspiravam os penitentes em suas orações.

Por mais de 50 anos, o espaço ficou fechado, desde a reforma do altar na metade dos anos 1970, quando fora colocada uma parede dentro do recinto e posteriormente usada como depósito, até que em dezembro do ano passado iniciou a reforma de acesso à cripta e em seguida a restauração das imagens.

A cripta está aberta a visitação às terças e sextas-feiras, das 16h às 18h, e aos sábados e domingos durante as celebrações. A entrada é gratuita e sem agendamento prévio.
Mais informações: (85) 3223-5644, secretaria paroquial.

Confira a galeria de imagens:

Imagens: Mídias da Paróquia dos Remédios