Copa do Mundo e outros eventos esportivos na pauta do Conselho Permanente

DomGuilherme060320132050Dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da CNBB, falou aos bispos que compõem o Conselho Permanente da CNBB sobre o significado da realização dos grandes eventos esportivos no Brasil para a vida do povo. A reflexão ocorreu na manhã desta quarta-feira, 06 de março.

No debate, a valorização do esporte como atividade de crescimento humano não impediu que sejam vistos graves desafios nesse ambiente dos grandes eventos esportivos: as deslocações de milhares de famílias para a realização das grandes obras e o risco do agravamento de problemas como tráfico de pessoas e o turismo sexual.

O aprofundamento do assunto mostrou que é preciso, na atuação das pastorais em todo o país, que a Igreja apoia e a colhe todos os participantes desses eventos, mas que seja feita sempre uma denúncia sobre a exploração.

O Conselho Permanente decidiu que será produzido um subsídio da CNBB, sob a responsabilidade de uma comissão nomeada pela presidência, para orientar as comunidades e, especialmente, as pastorais a respeito do esporte e dos movimentos em torno dos grandes eventos no Brasil.

Por CNBB