Consep dedica primeiro dia a debates sobre o Sínodo, 58ª Assembleia Geral e política de comunicação da CNBB

Reflexões e debates em torno da realização em outubro, no Vaticano, do Sínodo da região Pan-Amazônica ocuparam parte da pauta do primeiro dia de reunião, 17 de setembro, do Conselho Episcopal Patoral (Consep) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Outro assunto que também mereceu destaque e sugestões dos bispos e assessores que integram o Consep foi o tema da 58º Assembleia Geral da CNBB a se realizar em 2020. Uma pergunta orientou as reflexões do grupo: quais os desafios hoje para que a palavra de Deus seja o fundamento da vida das comunidades eclesiais missionárias?

Sobre o tema, o arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antonio Peruzzo e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, ressaltou a força da Palavra de Deus: “A palavra de Deus é uma potência, é pessoa, é encontro e é espiritualidade”, reforçou. O arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, ressaltou que a ideia é produzir um documento não muito extenso, mas orientações para efetivar a centralidade da Bíblia e que aponte para uma verdadeira “cultura” da Palavra de Deus na vida comunitária.

Comunicação – As ideias e preocupações iniciais para a nova política de comunicação da CNBB para o próximo quadriênio também foram alvo de debate entre os participantes do Consep. As reflexões foram motivadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil por meio de seu presidente, o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), dom Joaquim Moll, do padre Tiago Silva, assessor da Comissão e de Manuela de Oliveira Castro, nova assessora de Comunicação da entidade.

Após ouvir todas as sugestões, a Comissão de Comunicação e a Assessoria de Comunicação da CNBB formularão um planejamento estratégico para os próximos anos. Sobre o Sínodo para a Pan-Amazônia, a Assessoria de Comunicação da CNBB participará do evento no Vaticano, de 6 a 27 de outubro, de onde produzirá informações diárias, por meio das plataformas da entidade (site e redes sociais) de modo a aproximar a Igreja do Brasil dos debates e discussões do encontro.