Congresso Eucarístico: membros da presidência e de regionais e comissões da CNBB conduzirão oficinas e catequeses

Começa na próxima sexta-feira, o esperado XVIII Congresso Eucarístico Nacional, em Recide (PE). Marcado anteriormente para 2020, o evento que celebra a presença de Jesus na Eucaristia e reúne pessoas de todo o país foi adiado por duas vezes por conta da pandemia do novo coronavírus. Bispos de todo o Brasil estarão presentes e alguns presidentes de Comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de membros da Presidência, participarão do Simpósio Teológico com catequeses, oficinas e conferências.

O Simpósio ocorre entre os dias 12 e 14 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco. A programação conta com conferências e oficinas, no período da manhã, e duas catequeses públicas na parte da tarde.

Confira a participação de membros da Presidência da CNBB e de presidentes das Comissões Episcopais no Simpósio Teológico:

12 de novembro

No sábado, o arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, dom José Antônio Peruzzo, será o assessor da oficina “A liturgia da Palavra na Celebração Eucarística”. A oficina será no Auditório Beberibe.

13 de novembro

No domingo, o bispo emérito da diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ) e presidente da Comissão para os Bispos Eméritos da CNBB, dom Francisco Biasin, vai assessorar a oficina sobre “A compreensão do ministério eucarístico nas diferentes tradições das Igrejas Cristãs: avanços e perspectivas”. O momento formativo ocorre no Teatro Guararapes.

Quem também ministrará uma oficina no mesmo dia é o bispo de Garanhuns (PE) e presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB, dom Paulo Jackson. Ele abordará o tema “Eucaristia e Amoris Laetitia”, no Auditório Beberibe.

Na parte da tarde, o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, conduzirá uma catequese pública com o tema “Eucaristia e unidade em tempos de polarização”.

14 de novembro

Na segunda-feira, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, será o responsável por conduzir a conferência do dia. O tema será “Eucaristia: alimento para a missão”. A exposição de dom Walmor será no Teatro Guararapes, a partir das 9h, de acordo com a programação divulgada.

Ainda na manhã de segunda-feira, o bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, dom Edmar Peron, vai conduzir uma oficina sobre “Celebração Eucarística: ritos e formas”. A formação será também no Teatro Guararapes.

Celebração

O XVIII Congresso Eucarístico Nacional será aberto na sexta-feira, com uma celebração eucarística, às 18h. A missa terá transmissão das seguintes emissoras de inspiração católica: TV AparecidaTV Pai EternoTV Evangelizar e TV Nazaré.

Antes, porém, haverá uma oração da tarde com os bispos na catedral metropolitana do Santíssimo Salvador, a Sé de Olinda.

A programação (disponível aqui) conta, além do simpósio teológico, com celebrações e catequeses nas paróquias, vigília das juventudes, celebrações de Primeira Eucaristia e momentos culturais. Bispos de todo o país estarão nas paróquias da arquidiocese de Olinda e Recife celebrando com as comunidades e conduzindo catequeses.

Acesse o site do evento: cen2020.com.br