Comunidades Eclesiais de Base realizam 6º Nordestão

Mais de 400 representantes das Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs), povos indígenas, quilombolas, movimentos sociais, outras igrejas, entidades, instituições, bispos e povos de terreiros irão participar do 6º Nordestão em Itabuna na Bahia, entre os dias 19 e 22 de julho.

Com o tema “Justiça e Profecia a Serviço da Vida no Nordeste” cujo lema será “Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu” (Mt,5,10) as CEBs pretendem reforçar o testemunho e expressão do traço dinâmico da vida da igreja, além de organizar os preparativos para o 13° Intereclesial das Cebs que acontecerá em 2014, no Crato (CE).

Além de base para o intereclesial, o encontro quer também subsidiar as equipes de coordenação e de articulação das CEBs nos regionais e dioceses para dinamizar a organização e a vida das comunidades de base no intuito de que o indivíduo seja o sujeito da sua própria história.

Para isso, a programação contará com a articulação de sete oficinas temáticas que abordarão a Espiritualidade Ecológica com assessoria de Frei Luciano do Conselho de Pastoral da Terra (CPT/BA); as CEBs e as Políticas Públicas com Renato Thiei; as CEBs e o enfrentamento aos projetos desenvolvimentistas com Roberto Malvezzi (Gogó) da CPT nacional; Profetas e Profetisas de ontem com Marcelo Barros; Romeiros e Romeiras no campo e na cidade com Pastor Marcos Monteiro; CEBs e Movimetos Sociais com Frei Gilvander e CEBs na busca da sustentabilidade com Reginaldo Figueiredo.

Por Jeane Freitas, comunicadora popular da Cáritas Regional Ceará/https://caritas.org.br/novo/blog/comunidades-eclesiais-de-base-realizam-6o-nordestao/