Comissão para a Ação Sociotransformadora da CNBB une-se a campanha de arrecadação “sos Yanomami”

Desde dezembro de 2022, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) vem realizando a Campanha “SOS Yanomami”. O valor arrecadado está sendo destinado à aquisição de alimentos, remédios, deslocamentos e demais emergências e urgência dos yanomami.

Nesse sentindo, a Comissão para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a 6ª Semana Social Brasileia e a diocese de Roraima, com o apoio da Agência de Comunicação Integrada (Icom), unem-se a “SOS Yanomami” para fortalecer a campanha de arrecadação em dinheiro.

As doações podem ser feitas através das contas abaixo:

Pix: [email protected]
Agência: 2617-4
Conta Corrente: 59027-4
CNPJ: 34.807.578/0001-76

Nota da CNBB

A CNBB já havia divulgado nota no dia 31 de janeiro, intitulada “Em defesa dos povos originários” e motivada pela realidade vivida pelo povo Yanomami que, segundo o documento, é a “síntese da ofensiva contra os direitos dos povos indígenas agravada nos últimos anos”. A realidade, segundo a nota, foi denunciada pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI)  em seu relatório anual.

De acordo com a nota da presidência da CNBB, “a realidade vivida pelo povo Yanomami é, pois, síntese do que apresenta o relatório do CIMI. Os povos originários, integrados à natureza, têm sido desrespeitados de modo contumaz, a partir da ganância, da exploração predatória do meio ambiente, que propaga a morte em nome do dinheiro”.

Acesse a nota na íntegra (aqui).