Começa o mês clariano: A vida no mosteiro desafia nosso tempo!

Clara clareou o mundo com sua vida e de sua inspirada vocação nasceu o que hoje conhecemos como as Irmãs Clarissas, que fazem parte da segunda Ordem fundada por Francisco de Assis. É mais uma rica oportunidade de juntos celebrarmos as festividades pelo dia de nossa mãe Santa Clara de Assis e de vivermos este tempo clariano

Frei Augusto Luiz Gabriel

Começa o mês clariano! Até dia 11 de agosto é tempo de falar de uma mulher forte, destemida, determinada e corajosa: Santa Clara de Assis. De ‘plantinha’ só leva o carinho dos frades, especialmente de quem a denominou assim, São Francisco de Assis! Clara clareou o mundo com sua vida e de sua inspirada vocação nasceu o que hoje conhecemos como as Irmãs Clarissas, que fazem parte da segunda Ordem fundada por Francisco de Assis.

As Clarissas são irmãs contemplativas e vivem em clausura. Essas mulheres precisam ser fortes e corajosas para encarar um mosteiro e um estilo de vida que desafia o nosso tempo, sem dúvida. O tempo que para elas é marcado pela oração das horas canônicas. A forma de vida é simples, muito simples. No entanto, basta um dedinho de prosa para entendermos que a providência divina não falha e nunca falhou. Vivem de doações e através de trabalhos que com muito zelo, criatividade e ousadia desempenham. Mas acima de tudo, vivem com muito alegria e desprendimento.

Com autorização da irmã abadessa, tivemos a graça de acompanhar a rotina interna durante um dia das irmãs. Ao perguntarmos sobre o dia a dia, as próprias irmãs explicam sorrindo que não existe um dia igual o outro. Com especial dedicação à vida de oração, aos trabalhos manuais e à convivência fraterna, as Clarissas colocam-se no caminho de contemplar a presença e a ação de Deus em todos os momentos do dia e em tudo o que fazem.

Irmãs Clarissas

É claro que Clara, quando jovem, animada pelo exemplo do também ainda jovem Francisco, largou tudo e queria seguir pelo mundo, servindo aos pobres de Deus, pregando, vivendo sua consagração. Mas, na época medieval em que ela vivia, para uma mulher isso não era possível. Clara, percebe então que a clausura é uma forma de se consagrar plenamente ao serviço de Deus. As grades dos mosteiros em hipótese alguma prenderam Clara, bem como não limitam as Irmãs Clarissas hoje. A clausura representa a entrega total a Deus, não afastam o povo, não separam ou distanciam, mas são um emblema de amor, dedicação e entrega total.

Clara foi uma mulher que escrevia. Além de tantas coisas nas quais Clara foi protagonista em seu tempo, é ainda uma das pouquíssimas mulheres medievais que deixou escritos! Além da Regra de Vida das Clarissas, Clara foi a primeira mulher a escrever e ter reconhecida uma Regra de Vida! Conservam-se cinco cartas que ela escreveu a irmãs de outros mosteiros, o seu Testamento espiritual, e uma bênção que ela dirige a todas as irmãs.

E hoje, 800 anos depois, as irmãs vivem exatamente como sua fundadora pediu e orientou na Regra. No Mosteiro de Nossa Senhora dos Anjos, do Rio de Janeiro, não é diferente. Ao chegar no pé da montanha da Gávea, cercada de árvores, as Irmãs certamente têm o privilégio de através da meditação conversar com Deus. Sobem as escadarias do mosteiro entoando a ladainha e recitando orações. Em todo tempo, é tempo de rezar, de agradecer e de interceder pelas inúmeras intenções que até elas chegam.

O mosteiro hoje tem mais de 90 anos. Atualmente conta com mais de 20 irmãs. Todas, ainda ativas, dividem seu tempo entre oração e trabalho. Chamo atenção para a adoração ao Santíssimo realizado pelas religiosas dia e noite, permanentemente. As Irmãs da Gávea confeccionam imagens e rosários, decoram velas e círios pascais, costuram alfaias, confeccionam cartões de batizados e bodas de primeira eucaristia, trabalham com a terra e desempenham todos os serviços domésticos.

Irmãs Clarissas

O Mosteiro da Gávea conta com o auxílio de três irmãs externas que se revezam nos trabalhos de atendimento na portaria e na ajuda das irmãs do convento. Elas são como que a ponte entre as irmãs que vivem em clausura e os apelos do mundo. Neste sentido, no rito da profissão perpétua as irmãs externas não fazem o voto de clausura. É uma opção de servir a fraternidade de outra forma, mas com o mesmo espírito: viver o Evangelho de Jesus Cristo, sob inspiração de Santa Clara de Assis e do carisma franciscano.

De fato, a vida no mosteiro desafio o nosso tempo marcado pelo imediatismo. Essas mulheres são hoje sal na terra e luz do mundo e tem muito a nos ensinar com suas vidas e profetismo, mesmo enclausuradas. Por isso, a Tv Franciscanos de nossa Província da Imaculada Conceição do Brasil, em parceira com o Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro e o Mosteiro da Gávea apresentam a III edição da série “Clara por Claras”. O título por si só já revela o objetivo deste especial que desde 2018 com a primeira edição realizada com o Mosteiro de Nazaré de Lages e depois em 2020 em com o Mosteiro Santa Clara de Nova Iguaçu, quer apresentar. Está é mais uma rica oportunidade de juntos celebrarmos as festividades pelo dia de nossa mãe Santa Clara de Assis e de vivermos este tempo clariano. Acompanhe. Paz e Bem!

Fonte: Vatican News