Brasão da Arquidiocese de Fortaleza
Arquidiocese de
Fortaleza

CNBB recebe o prêmio “Vozes da Resistência” por atuar a favor da justiça

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu hoje, 05/06, às 17h,, o prêmio Vozes da Resistência concedido também a outras 14 lideranças da sociedade brasileira. O prêmio foi concedido pela Liderança da Minoria da Câmara dos Deputados. A escolha dos premiados foi feita a partir de votação dos internautas. O prêmio homenageia pessoas que tiveram protagonismo no enfrentamento às ameaças e retrocessos concretos que marcaram o ano de 2019. A transmissão, ao vivo, ocorreu nesta sexta,  5 de maio, às 17h, na página do Facebook:  fb.com/liderancadaminoria. 

Na cerimônia, foram premiados 15 nomes indicados pelos seguidores da Minoria nas redes sociais e que se destacaram na luta em defesa dos valores democráticos, dos direitos previdenciários e trabalhistas, de uma educação ampla e inclusiva, da valorização da ciência e pesquisa, da resistência dos povos tradicionais e o acesso a mais oportunidades.

A organização informou que trata-se de brasileiras e brasileiros que empenharam suas forças no combate ao fantasma do autoritarismo e à violência da discriminação em todas as suas faces. Esses homenageados não apenas recebem o reconhecimento por levantarem suas vozes por um Brasil mais justo, livre e igualitário, como também por promoverem e incentivarem o surgimento de novos atores, comprometimento e práticas responsáveis neste momento de resistência e coragem. 

O troféu

Com design especialmente criado e doado pela artista plástica Ana Durães, foi entregue de forma simbólica por líderes parlamentares dos partidos que compõem a bancada da Minoria na Câmara Federal.

Inicialmente marcada para acontecer de forma presencial, em março, na Câmara dos Deputados, a cerimônia teve que ser adiada por conta da pandemia do novo coronavírus e agora ocorre virtualmente no canal da Liderança da Minoria no Facebook e em de diversas outras redes parceiras, tanto dos deputados e partidos como de entidades da sociedade civil. 

Os vencedores do Prêmio Vozes da Resistência 

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
Pedro Gorki (Presidente daUbes)
Eduardo Moreira (Economista)
RaoniMetuktire (Liderança indígena)
Felipe Santa Cruz (Presidente OAB)
Ubiraci Dantas de Oliveira (Pres da CGTB)
Paulo Henrique Amorim( jornalista)
Bela Gil (Apresentadora, nutricionista e ativista)
Preta Rara (Rapper e escritora)
NaraMaubrigades (OAB-Mulher, mais votada pelas redes)
Mazé Morais (Secretária de Mulheres da CONTAG)
Zélia Duncan (Cantora)
Denise Carvalho (Reitora UFRJ)
SeleneMichielin (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação)
Petra Costa (Cineasta)

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais