A Campanha para a Evangelização 2025 tem como tema “Hoje, é preciso que eu fique na tua casa!”, inspiração bíblica retirada de Lucas 19, 1. O secretário executivo de Campanhas, padre Jean Poul Hansen, informa que a identidade visual presente no cartaz da Campanha para a Evangelização 2025 apresenta a Sagrada Família pedindo hospedagem nas casas e no coração das das pessoas.
“Se nós ficarmos na árvore de Natal, símbolo de uma festa mais comercial que aparece à esquerda no cartaz, nós não conseguiremos abrir as nossas casas e coração para o Salvador que vem para ficar e permanecer”, disse.
O convite, segundo padre Jean Poul, é abrir os nossas casas e corações a Cristo e aos irmãos fazendo de nossos lares verdadeiras Igrejas domésticas que acolhem a Palavra e o Salvador no meio de nós.
Veja o que diz o padre Jean Poul sobre a Campanha para a Evangelização 2025
Subsídio pastoral e roteiros de celebrações
Além do cartaz, o Setor de Campanhas da CNBB está disponibilizando também um texto para aprofundamento “Reflexão Base” e três roteiros para celebrações: a) Celebração para montar a Coroa do Advento e acender as velas em cada domingo do Advento; b) Celebração para montar o Presépio em família ou na comunidade; c) Natal em Família na Ceia ou Almoço de Natal e um refrão meditativo a ser usado no momento de acender as velas nas celebrações, composto por Adenor Terra, membro da equipe de reflexão do Setor Música Litúrgica da CNBB.
Entenda a Campanha para a Evangelização
A Campanha para a Evangelização (CE) foi criada pela CNBB, na sua 36ª Assembleia Geral, em 1998. Ela se realiza entre a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo e o 3º Domingo do Advento, dia da Coleta Nacional para a Evangelização, que tem seus resultados destinados da seguinte forma:
• 45% ficam na própria (arqui)diocese, para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da Igreja Local;
• 20% vão para o respectivo regional da CNBB, para a sua sustentação de suas estruturas de evangelização e formação e
• 35% são enviados à sede nacional da CNBB, em Brasília, de forma a garantir iniciativas e estruturas nacionais de evangelização, como as Comissões Episcopais que orientam e dinamizam a ação pastoral em todo o Brasil.
Não se trata apenas de uma coleta, mas, de fato, de uma campanha, que deseja chegar antes ao coração e à consciência dos fiéis, ajudando-lhes a dar passos concretos e seguros no seguimento de Jesus, em consonância com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
Para baixar o cartaz e os subsídios:
Basta entrar no site de Campanhas.cnbb.org.br
Fonte: CNBB nacional / Willian Bonfim.