China, Terços nos condomínios: iniciado mês mariano das comunidades católicas

O mês mariano começou retomando o “método da Visitação de Nossa Senhora”, a prática piedosa também inspirada pelo magistério do Papa Francisco e experimentada particularmente durante o período difícil marcado pela pandemia. Com sua tradicional devoção mariana, os católicos chineses também estão se preparando espiritualmente para o Dia Mundial de Oração pela Igreja na China, instituído pelo Papa Bento XVI com a Carta aos católicos chineses que ele assinou na Solenidade de Pentecostes em 2007

Novas ordenações sacerdotais, celebrações eucarísticas solenes, procissões nos bairros, peregrinações a santuários, terços recitados em pequenos grupos entre vizinhos, seguindo o “método da Visitação de Nossa Senhora”: foi assim que, com iniciativas espontâneas que floresceram no sulco da Tradição, as comunidades católicas da China continental vivenciaram o início de maio, o mês tradicionalmente dedicado à veneração da Virgem Maria.

Com sua tradicional devoção mariana, os católicos chineses também estão se preparando espiritualmente para o Dia Mundial de Oração pela Igreja na China, que é realizado todos os anos em 24 de maio, coincidindo com a festa de Nossa Senhora Auxiliadora. O Dia de Oração pela Igreja na China foi instituído pelo Papa Bento XVI, com a Carta aos católicos chineses que ele assinou na Solenidade de Pentecostes em 2007.

Duas novas ordenações sacerdotais

Em 2 de maio, a Diocese de Nanjing acolheu dois novos sacerdotes. Juntos, os novos presbíteros invocaram a orientação do Espírito Santo em seu caminho sacerdotal, confiando sua oração à intercessão da Virgem Maria para serem bons colaboradores do Bispo e bons pastores a serviço do Povo de Deus.

Na solene missa de abertura do mês mariano celebrada na Paróquia de Hefei, seis coroinhas levaram a imagem de Nossa Senhora em procissão até o altar, seguidos pelos fiéis. Durante sua homilia, o padre Wei Jiale pediu a todos que “aprendessem a humildade e a mansidão de Nossa Senhora e respondessem ao chamado do Senhor a cada um de nós”.

Pequenos grupos que se tornam “cenáculos de oração”

Em outras comunidades católicas chinesas, o mês mariano começou retomando o “método da Visitação de Nossa Senhora”, a prática piedosa também inspirada pelo magistério do Papa Francisco e experimentada particularmente durante o período difícil marcado pela pandemia.

Como aconteceu durante os longos períodos marcados pelos bloqueios das atividades sociais e pela proibição de reuniões, as famílias católicas se revezaram para receber a imagem de Nossa Senhora da paróquia em suas casas e nos condomínios, recitando o Santo Terço junto com outros católicos da vizinhança. Pequenos grupos tornam-se “cenáculos de oração”, experimentando na vida cotidiana a proximidade que floresce da comunhão na fé em Jesus.

(com Fides)

Fonte: Vatican News