Celebrações da Semana Santa presididas pelo Papa Francisco

Segundo o Departamento das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, o Papa Francisco presidirá a Missa do Domingo de Ramos, a Missa do Crisma, a Celebração da Paixão do Senhor, a Via-Sacra, a Missa da Vigília Pascal e a Missa do dia no Domingo de Páscoa.

Padre Pedro André, SDB – Vatican News

O Mestre das Cerimônias Litúrgicas Pontifícias, mons. Diego Ravelli anunciou nesta terça-feira (21) o calendário das celebrações litúrgicas presididas pelo Papa Francisco na Semana Santa de 2023.

No dia 2 de abril, Domingo de Ramos, o Santo Padre presidirá a memória da entrada do Senhor em Jerusalém e a Santa Missa, na Praça São Pedro às 10h (hora italiana).

Na Quinta-feira Santa, 6 de abril, o Papa presidirá a Missa Crismal concelebrada pelos patriarcas, cardeais, arcebispos, bispos e presbíteros (diocesanos e religiosos) presentes em Roma. A Celebração Eucarística será na Basílica de São Pedro às 9h30 (horário de Roma).

Na Sexta-feira Santa, 7 de abril, o Papa Francisco presidirá duas celebrações. A primeira será a Celebração da Paixão do Senhor, às 17h (horário de Roma), na Basílica de São Pedro. A segunda será a Via-sacra, às 21h15 (horário de Roma), no Coliseu.

No Sábado Santo, dia 8 de abril, Francisco vai presidir a Santa Missa da Vigília Pascal na Noite Santa, na Basílica de São Pedro a partir das 19h30 da hora italiana.

Já no Domingo de Páscoa da Ressureição do Senhor, 9 de abril, a partir das 10h na Itália, o Papa vai presidir a Santa Missa na Praça São Pedro. Em seguida, do balcão central da Basílica de São Pedro, a partir do meio-dia, horário local, Francisco dará a bênção “Urbi et Orbi” por ocasião da Páscoa.

Todas estas celebrações serão transmitidas ao vivo, com comentários em português, pela Rádio Vaticano e no canal do YouTube do Vatican News.

Fonte: Vatican News