Celebração da memória da Virgem Maria Mãe da Igreja

Em 03 de março de 2018, com um decreto publicado pela Congregação para o Culto Divino, o Papa Francisco instituiu no Calendário Romano a memória obrigatória da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, que todos devem celebrar na segunda-feira depois do Pentecostes.

O Sumo Pontífice Francisco, considerando atentamente que a promoção desta devoção pode aumentar o sentido materno da Igreja nos pastores, religiosos e fiéis, bem como a genuína piedade mariana.

Ícone na Capela do Centro de Pastoral

Nós na Arquidiocese de Fortaleza temos o Centro de Pastoral e uma paróquia que recebem o titulo de Maria, Mãe da Igreja.

O Centro de Pastoral Maria, Mãe da Igreja, antigo Colégio Castelo Branco, foi
inaugurado no dia 8 de setembro de 2007, dia da Natividade de Nossa Senhora, com a finalidade de sediar o Secretariado de Pastoral, os organismos e as pastorais que funcionavam até então no subsolo da Catedral Metropolitana e de acolher reuniões, encontros, assembleias dos conselhos arquidiocesanos, das pastorais, de movimentos eclesiais, de regiões episcopais, como também de organizações da sociedade civil organizada, parceiras da Arquidiocese.

Foto Arquivo: Celebração no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da igreja”, em 21/05/2018

Hoje, o Papa Francisco diz em sua palavra “E nesta época em que temos a sensação de orfandade, esta palavra tem uma grande importância. Ou seja, Jesus diz-nos: ‘Não vos deixo órfãos, dou-vos uma mãe’. Uma herança que é também o nosso orgulho: temos uma mãe, que está conosco, nos protege, acompanha, ajuda, também nos tempos difíceis, nos maus momentos. (Santa Marta 15 de setembro de 2015 )”