Carta informe: assembleia conselho arquidiocesano de leigos

Com a graça de Deus, o Conselho Arquidiocesano de Leigos realizou sua Assembléia Extraordinária, prevista para 31 de março do corrente, no Centro de Pastoral. Contou com a uma participação significativa de representantes de organizações eclesiais, algumas paróquias, a executiva em exercício e convidados. Acolheu também com alegria o Sr. Bispo auxiliar Dom Rosalvo Cordeiro que por toda a manhã, acompanhou os trabalhos e no final, com sua bênção enviou os eleitos “à vinha do Senhor”.

Na primeira parte, um diálogo sobre a CF/2012 foi facilitado por três profissionais de saúde convidados: Adriana fonoaudióloga com exercício no CAPS, André Arruda mestre em Saúde Pública pela UFC e o Dr. Oscar Bittencourt, diácono permanente e médico do Hospital Cura D´Ars, os quais deram seus depoimentos e relataram experiências com os problemas da saúde pública, mostrando o que podemos fazer. Destacaram dentre outros os seguintes aspectos: o nível de informação do nosso povo é muito baixo, precisamos atuar no campo da educação, colocar-nos como agentes de saúde e pensar em nosso papel, junto aos irmãos que sofrem, na defesa do SUS, colaborando para sua melhoria. É importante animar a criação da Pastoral da Saúde em todas as Paróquias e implementar suas atribuições; acompanhar os Conselhos de Saúde e fortalecer as lideranças; construir cidadania cristã no campo da saúde, lembrando que devemos continuar a luta pois a Campanha deve gerar resultados significativos.

O diálogo despertou muito interesse entre os presentes que complementaram com perguntas e colocações importantes sobre o envolvimento com as questões da saúde pública, maior conhecimento do SUS e como fazer acompanhamento aos Conselhos e Unidades de Serviço. Os convidados colocaram-se à disposição para novos encontros e reafirmaram a importância da iniciativa de todos, lembrando que a Campanha está só começando, ainda há muito o que fazer. Com agradecimentos do CAL pela relevante colaboração, os profissionais despediram-se muito aplaudidos.

Na segunda parte, a executiva que encerrou seus trabalhos, apresentou a prestação de contas, por meio de relatório financeiro e de atividades mostrando os caminhos por onde o CAL aprende a ser Igreja. Agradecendo a todos os presentes e aos que colaboraram com as atividades do Conselho, nestes oito anos, a Presidente encerrou com ação de graças a Deus por tudo que foi construído. Em seguida convidou Nailê, Maria José e Otília Nunes, para constituírem a Comissão Eleitoral e procederem as eleições, conforme o que estabelece o Estatuto do CAL.

Com quorum e trâmites legais, foram eleitos Presidente, Secretária, Tesoureira e Colegiado Fiscal e seus respectivos adjuntos. Assim sendo, o Conselho Arquidiocesano de Leigos nos próximos três anos, será animado pelo seguinte grupo:

Na Executiva:

– Honorata Ferreira Mendes ………………Presidente

– Maria Dalva Guilherme ………………….Vice-presidente

– Maria Elenise de Sousa Mesquita …….Secretária Geral

– Maria Altair Albuquerque Rebouças….2ª Secretária

– Juvanília Amorim Studart Gurgel……..Tesoureira Geral

– Teodoro D´arc da Silveira…………………2º Tesoureiro

No Colegiado Fiscal:

Titulares

– Maria José Colares

– Ivonete Elias da Costa

– Suzi Santos

Suplentes

– Antonia Norma da Silva Gonçalves

– Ieda Pontes

– Isaura Pereira da Silva.

Neste tempo bonito, em que nos preparamos para a Páscoa do Senhor e com ELE vivermos vida nova, na graça, no amor, no perdão e na fraternidade, somos todos gratos pelo que foi vivido e realizado a serviço do Reino. Desejamos aos que prosseguem a caminhada muita luz, força, perseverança e bênçãos na paz e na graça do Senhor, sempre sob a proteção de Maria, Mãe da Igreja. Feliz Páscoa a todos!!!