Cantar a quaresma: saiba onde encontrar melodias e partituras dos cantos para o tempo quaresmal

O Tempo da Quaresma teve início na última quarta-feira e está voltado para a escuta mais frequente da Palavra de Deus e a entrega à oração. As celebrações litúrgicas devem favorecer essa dupla índole e há cantos especificamente preparados para esse período. O Setor Música Litúrgica da Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou indicações sobre as melodias e partituras das músicas para a Quaresma.

“Cantar a Quaresma é, antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que, em todos os tempos e de tantas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim a Paixão de Cristo”, orienta o Diretório para a Liturgia da Igreja no Brasil.

O canto litúrgico nesse tempo inspira e anima o povo de Deus “a assumir, com mais garra do que nunca, ‘a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo’ (GI 6,14)… ‘a ter os mesmos sentimentos de que Jesus Cristo estava animado’ (FI 2,5), Ele, que ‘esvaziou-se a si mesmo’ (FI 2,7), ‘deu a sua vida por nós!’ (1Jo 3,16), ‘para que, como eu fiz, assim façais, também, vós!’ (Jo 13,15). De tal maneira que, pela participação em seus sofrimentos, isto é, ‘obedientes ao Pai e comprometidos com os irmãos até o fim’ (Jo 13,1), ‘cheguemos à glória da sua ressurreição’ (FI 3,10-11).

Confira as dicas:

• Playlist com cantos para o Tempo da Quaresma para ouvir no Spotify. Acesse aqui.

Fonte: CNBB