
De fato, a evangelização é uma necessidade do mundo contemporâneo, tão necessitado de critérios seguros para dar significação à própria existência, assim como de valores que fundamentem o seu relacionamento com as outras pessoas e determinem a finalidade do seu agir. Sem o encontro com Jesus, ninguém é evangelizador. Somente quem vive a alegria do encontro pessoal com Jesus é capaz de transmitir esta alegria a outras pessoas promovendo o encontro delas com o próprio Jesus. E faz isso porque quem vive essa alegria na sua profundidade não pode ficar com ela somente para si, mas tem a necessidade de comunicá-la ao mundo.
Vivemos num momento de mudanças, e mais do que nunca este tempo significa nova oportunidade para o trabalho evangelizador, pois assim o Evangelho contribuirá de forma decisiva para que a sociedade seja mais humana. O Espírito Santo age de forma extraordinária. Estamos em tempos de semeadura numa sociedade pós-cristã. Se não semearmos hoje, não haverá colheita amanhã e seremos responsáveis por isso. No terceiro domingo do Advento, que este ano é o dia 15 de dezembro, haverá uma coleta para sustentação da Evangelização da Igreja. A distribuição da Coleta é assim: 45% do total arrecadado ficam na Arquidiocese, 20% vão para CNBB Regional Nordeste 1, e 35% vão para a CNBB Nacional. A sua generosidade é indispensável para o sucesso da Campanha.
Fonte: Resumo “ipsis litteris” do resumo do excelente texto-base da Campanha para Evangelização 2013 por Miguel Arcanjo Fernandes Brandão.
Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e Assessor da CNBB Reg. NE1